Na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, serão realizadas duas Defesas de trabalhos de conclusão elaborados por discentes da terceira turma a ser formada pelo curso de Mestrado Profissional em Ensino, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ambas serão realizadas de modo on-line, por meio de salas de webconferência. Confira o calendário.

O professor Dr. João Mattar, referência no debate sobre metodologias ativas e inovação em processos de ensino-aprendizagem, ministrará no dia 14 de junho, às 17h, a Aula Inaugural 2021 do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A aula, que tem como tema Metodologias de Pesquisa para Metodologias de Ensino-Aprendizagem, será aberta ao público em geral e transmitida ao vivo pelo YouTube (www.bit.ly/ppgcimes2021).

Em sua aula, que demarcará oficialmente o início das atividades acadêmicas do Programa no ano de 2021, João Mattar apresentará algumas metodologias de abordagens mistas, que podem ser utilizadas em pesquisas sobre metodologias ativas, blended learning e Educação a Distância no Ensino Superior. Esse tema vai ao encontro dos objetivos do curso de Mestrado Profissional em Ensino ofertado pelo PPGCIMES, e que forma recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, as pesquisas aplicadas desenvolvidas no Programa exploram diferentes recursos da Comunicação, da Educação e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de modo a propor soluções criativas e inovadoras para os desafios contemporâneos impostos a docentes e discentes.

O evento marca ainda o início do quinto ano de funcionamento do PPGCIMES, que, até o último quadriênio (2017-2020), já formou em suas primeiras duas turmas o total de 31 mestres em Ensino, os quais atuam profissionalmente em diferentes áreas de conhecimento. Ainda no primeiro semestre de 2021, serão defendidas as dissertações e produtos educacionais elaborados pelos discentes de sua terceira turma.