Transmissão ao vivo de cursos e eventos

A Assessoria de Educação a Distância, com o objetivo de disseminar o conhecimento a todas as localizadas da região Amazônica e do mundo, utiliza em eventos e cursos, equipamentos que oferecerem a transmissão ao vivo, em tempo real, das suas programações. Desde 2013, às segundas e quartas-feiras, por meio do Projeto Newton, são transmitidas ainda aulas de Cálculo 1 e 2 ao vivo para toda a comunidade acadêmica da UFPA e fora dela, por meio do link: http://www.projetonewton.ufpa.br/.  Durante quatro anos de funcionamento, o Projeto Newton já alcançou públicos de vários estados brasileiros e de outros países. A AEDi realiza também a transmissão ao vivo, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará-CTIC-UFPA, de diversos cursos e eventos de caráter científico e educacional na Universidade. Um exemplo, em outubro de 2016, foi quando a Assessoria sediou o curso “Jornalismo e Temporalidade: leituras críticas”, ministrado pelo professor e doutor Frederico Tavares, da Universidade Federal de Ouro Preto. O evento foi transmitido ao vivo para os campi da Universidade no interior e polos da Universidade Aberta do Brasil.

Curso de capacitação em Fitoterapia e Plantas Medicinais

O curso de capacitação em Fitoterapia e Plantas Medicinais é um projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, no âmbito da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, para a oferta de curso a distância de aperfeiçoamento voltado para profissionais de saúde da atenção básica. O grupo fornece consultoria e atua na concepção didático-pedagógica do curso em geral e de atividades em específico; na gestão e produção de recursos didáticos em diferentes linguagens (vídeos, aulas em vídeo, histórias em quadrinhos, infográficos, guia de orientações, e-book de conteúdo expositivo, entre outros) e no desenvolvimento de formas de acompanhamento e avaliação do curso a partir de procedimentos qualitativos e quantitativos. O curso será disponibilizado no AVASUS, na Biblioteca do Ministério da Saúde, no RETISFito e no UFPA Multimídia.

Disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Para atender a uma demanda da Universidade, a Assessoria de Educação a Distância elaborou a disciplina de Língua Brasileira de Sinais a distância, com carga horária de 60 horas, ofertada primeiramente para o curso de Licenciatura em Letras, modalidade a distância e em seguida para a Licenciatura em Matemática, também a distância. Tinha como objetivos: analisar a importância do processo de inclusão na sala de aula estudando as Leis e Decretos visando à formação de professores para o exercício profissional; ativar a percepção cultural e linguística da LIBRAS; e instrumentalizar os graduandos dos cursos de licenciatura para trabalhar com alunos surdos nos ensinos fundamental e médio. A sala de aula virtual da disciplina está disponível na Plataforma Moodle.

Desenvolvimento de atividades HotPotatoes com professores e estudantes do município do Marajó

Entre os anos de 2010-2014 foi desenvolvido, pelo docente do PPGCIMES, Ronaldo de Oliveira Rodrigues, o projeto “Potencial Educativo da Informática/internet: formação de professores para o uso de recursos básicos de informática em sala de aula”, no qual foi realizado um importante trabalho de preparação/qualificação dos professores para uso dos recursos computacionais como apoio as atividades de sala de aula. Mais recentemente, verificou-se nova demanda, pois, mesmo com a formação básica obtida, muitos professores ainda apresentavam dificuldade em elaborar atividades utilizando softwares educacionais específicos, como o Hagaque e o HotPotatoes. Detectou-se que a questão primordial recaia sobre como incorporar softwares do tipo exercício e prática, entre outras modalidades, aos conteúdos curriculares. Atualmente, busca-se potencializar estudos na área já realizados em conjunto com alunos e professores do Campus Universitário do Marajó - Breves, bem como da rede municipal de ensino em Curralinho. Pretende-se amenizar essa carência existente na rede a partir da problematização do uso de recursos de informática nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como referencial estudos que articulam a tecnologia e a educação, bem como das sugestões de atividades a serem desenvolvidas com o software HotPotatoes.