A estrutura atualmente disponível no Programa, no âmbito de seus laboratórios, contém:

1. Laboratório de Inovação e Tecnologias de Ensino

- 1 sala integrada equipada com microcomputadores para gerenciamento e desenvolvimento de redes, sistemas e ambientes virtuais, além de servidores usados para backup/testes, 1 servidor para a Plataforma Moodle, 1 servidor de backup com 14 TB para o desenvolvimento de aplicações e manutenção, sistema de backup de energia e infraestrutura de rede conectada através de fibra óptica com os servidores de Internet, nobreaks, switches e mobiliários;

2. Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia

- 1 estúdio de filmagem de pequeno porte com isolamento acústico profissional e cabine de locução própria equipado com material profissional de captura de áudio e vídeo, como câmeras filmadoras de médio e grande porte de captura em full HD, câmeras fotográficas, iluminadores (luzes quentes e frias), tripés, monitores de vídeo, teleprompter, tela de chroma-key, monitores de áudio, mesa de áudio, microfones com diferentes capacidades de captura, cartões de memória, entre outros, além de 2 salas de produção equipadas com 4 ilhas de edição em Windows e 6 ilhas de edição em Macintosh (sendo 4 iMac e 2 Mac Pro), 7 ilhas de trabalho em PC, 5 notebooks, 5 servidores de armazenamento (sendo 4 com capacidade de 16 TB cada e 1 com capacidade de 48 TB), 3 impressoras integradas em rede, mesa de reuniões, armários arquivo, além de outros materiais permanentes, de consumo e mobiliário.

O PPGCIMES também conta com:

- 1 Auditório multimídia: espaço multiuso e que assume diferentes formatações conforme as atividades, com capacidade para 60 pessoas. É climatizado e equipado com projetor, tela de projeção, notebook, sistema de áudio, aparelho de televisão, sistema Polycom de videoconferência com TV, quadro branco, flip-chart, púlpito, puffs, esteiras, estante com materiais de consumo para atividades didáticas, bebedouro, mesa e 60 cadeiras com prancheta, por sua versatilidade e estrutura é o lugar por excelência para o desenvolvimento das aulas e atividades complementares;

- 1 Sala de secretaria, equipada com mobiliários e equipamentos de informática, para a realização das atividades administrativas do Programa e tratamento da documentação acadêmica dos alunos e professores.