Nesta segunda-feira, dia 23 de outubro, foi realizada a abertura da exposição “A Matemática está em tudo!” (Expomat), desenvolvida pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), integrando o primeiro dia de programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), no Pará.

Foto: Aislan de Paula (Mestrando PPGCIMES)

Estão sendo expostos objetos matemáticos, quadros com fractais, ilusões de ótica, um robô Arduino aranha, desenvolvido pelo IFPA, além de vídeos sobre matemática e ciências. A UFPA está participando com a exposição de cartões fractais e objetos matemáticos como a esponja de Menger e o triângulo e tapete de Sierpinski. Alguns dos objetos expostos são resultado direto das atividades na disciplina “Matemática e Arte’, ministrada pela Profa. Dra. Cristina Vaz no âmbito do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES-UFPA).

Foto: Aislan de Paula (Mestrando PPGCIMES)

Além disso, a UFPA expôs também o Caderno de Atividades “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, organizado pela professora Cristina. A versão impressa do caderno está sendo distribuída durante as atividades do projeto na SNCT 2017 e, em breve, deve estar disponível na versão digital, trazendo exercícios e atividades matemáticas para estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Participação do público

De acordo com a professora Acylena Coelho, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a matemática tem sido temida, ao longo dos anos, por crianças e jovens. Por isso, torna-se necessário desenvolver atividades que a aproximem do público, indo além da sala de aula tradicional e instituições de pesquisa. Dessa forma, as pessoas ficam mais receptivas para aprenderem e experimentarem a matemática.

Foto: Aislan de Paula (Mestrando PPGCIMES)

A exposição promoveu a interação direta entre a matemática e o público, atraindo pessoas de diferentes idades, como crianças e jovens. Na abertura, quem visitava a exposição se mostrava bastante empolgado. Alguns visitantes que já tinham ido a exposições científicas, reforçaram a necessidade da promoção de atividades que possuam uma abordagem mais lúdica sobre os assuntos científicos, sobretudo para despertar o interesse e a curiosidade das crianças, abordando a matemática em uma linguagem simples e direta e não com uma abordagem que possa distanciar as pessoas e dificultar a aprendizagem.

Foto: Aislan de Paula (Mestrando PPGCIMES)

O estudante de graduação da UEPA, Felipe Fernandes, que faz parte da equipe de mediação da exposição, afirmou que a mediação realizada durante a feira foi um grande diferencial, pois despertou o interesse de pessoas que, em grande parte, não conheciam os materiais apresentados.

Esse deslocamento do conhecimento científico de seus espaços tradicionais faz parte do escopo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 e a Expomat continuará promovendo a Matemática no shopping até o dia 29 de outubro, quando se encerram as programações da SNCT. A exposição fica disponível de 10h às 22h, com participação gratuita, no primeiro piso do Shopping Bosque Grão Pará.