O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) teve trabalhos de discentes e docentes aprovados para apresentação em dois eventos científicos das áreas de ensino e educação: o III Congresso de Inovação e Metodologia no Ensino Superior (CIM), promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz/PROGRAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 08 e 10 de novembro; e o IX Fórum Internacional de Pedagogia, organizado pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), que ocorreu de 08 a 11 de novembro no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba.

III CIM

No III CIM, estiveram presentes professores e estudantes de graduação e pós-graduação. O evento teve como objetivo refletir sobre como a inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior pode ser promovida em todas as áreas do conhecimento a partir dos movimentos de conexão, contribuição, compartilhamento, colaboração e cooperação: os 5c.

No congresso, foram apresentados os trabalhos “Elaboração de um Caderno de Atividades para o Ensino Superior sobre Matemática e Arte”, de autoria do discente Edilson Neri e da professora Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz e “A Avaliação Por Pares Sob a Perspectiva Discente – relato de experiência”, apresentado pela discente Leidiane Santos e escrito com seus colegas de turma Marcelo Pacheco, Rafael Costa e Victor de Oliveira.

Na visão do discente Edilson Neri, que assinou o trabalho com sua orientadora, “a experiência de participar do III CIM foi excelente, pois foi possível compartilhar a experiência que realizamos na UFPA e conhecer as experiências em outras universidades do país”.

IX Fórum Internacional de Pedagogia

Reunindo professores, estudantes e profissionais da área de educação, o eixo temático principal do Fórum Internacional de Pedagogia foi “Educação, Resistência, Liberdade: Desafios Pedagógicos de Uma Sociedade em Transe”, fomentando a discussão sobre como a atual situação econômica, social e política do país pode estar alcançando o contexto educacional.

Os mestrandos Edilson Neri, Marcelo Pacheco, Rafael Costa e Victor de Oliveira tiveram trabalhos aprovados no evento e a oportunidade de socializa-los nos grupos de trabalho sobre Alfabetização, Leitura e Escrita (GT3) e Práticas Pedagógicas, Didática e Metodologias de Ensino (GT17), discutindo sobre novas formas de educar e trazer o aluno ao centro do processo de Ensino e Aprendizagem.

Os trabalhos foram “Ensino e Aprendizagem de Matemática através de Mapas Conceituais”, do discente Edilson Neri em parceria com Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha, “Inovação em Processo de Educação Corporativa: relato de experiência sobre a inserção de metodologias ativas em ações de capacitação da UFRA”, dos discentes Victor de Oliveira e Marcelo Pacheco; “As Dimensões da Criatividade na Pós-Graduação: um olhar discente sobre a disciplina Criatividade do PPGCIMES/UFPA”, de Marcelo Pacheco, Rafael Costa e Victor de Oliveira e “Interdisciplinaridade e Aprendizagem: uma proposta de alfabetização envolvendo as memórias afetivas presentes nos brinquedos e brincadeiras de antigamente”, de Marcelo Pacheco.

Para o discente Marcelo Pacheco, que participou de três dos quatro trabalhos apresentados, “a experiência foi interessante e atuou como agente motivador para que continuemos pesquisando e divulgando as nossas produções. Foi uma grande, prazerosa e produtiva troca de experiências”.

Texto: Victor Oliveira (Mestrando PPGCIMES)

Fotos: Rafael Costa, Edilson Neri e Leidiane Santos (Mestrandos PPGCIMES)