Com o objetivo de abordar processos de concepção e desenvolvimento de metodologias criativas de pesquisa baseadas em jogos, o Prof. Dr. David Geerts, da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), ministrou nesta quarta-feira, dia 07 de março, às 10h30, no Auditório do PGITEC, a Aula Inaugural “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa”, dando início ao semestre letivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

 

O Prof. Dr. David Geerts contou sobre as experiências do mintlab, grupo de pesquisa que coordena, a respeito da utilização de elementos de jogos em pesqusias qualitativas.

O evento fez parte da programação da Jornada de Cooperação Internacional UFPA, iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); e deu início à agenda da missão de trabalho do Prof. David Geerts na UFPA, no âmbito do projeto de cooperação internacional “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via Edital 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), do qual o professor convidado é coordenador estrangeiro. O referido projeto é liderado pela UFPA e prevê a cooperação entre grupos de pesquisa da UFPA, da KU Leuven e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição brasileira associada.

A Aula contou ainda com transmissão online pelo site www.aovivo.propesp.ufpa.br, além de tradução simultânea do inglês para o português. Mais de 100 pessoas acompanharam a conferência presencialmente, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas de conhecimento e de diversas instituições, interessados em metodologias qualitativas e em pesquisas que envolvam games. 

Alunos, professores, servidores e demais membros da comunidade acadêmica da UFPA e de outras instituições participaram da conferência.

 

Sobre a conferência

A conferência foi aberta com as falas da Profa. Marianne Kogut Eliasquevici, coordenadora do PPGCIMES, e da Profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, diretora em exercício do NITAE², que reforçaram a importância da vinda do professor à UFPA e a satisfação de recebê-lo.

A Profa. Janice da Cunha, Diretora de Pós-Graduação da PROPESP, representando o prof. Rômulo Simões Angélica, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, enfatizou a relevância do tema da palestra: “Esta temática é muito relevante porque trata de uma discussão muito importante para diversos campos do conhecimento e trabalha a interatividade e a troca de saberes. É importante estimular essa troca de conhecimento, entusiasmar os alunos a ampliar os horizontes. Essa curiosidade deve permanecer ad eternum dentro de cada um de nós, onde quer que nós estejamos no futuro. De mente aberta, teremos profissionais com visão cidadã, fazendo trabalho de qualidade”, declara. A Profa. Dra. Maria Iracilda da Cunha Sampaio, Pró-Reitora de Relações Internacionais, representando o Reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho, também destaca a importância da temática para a UFPA. Para ela: “O tema é muito diferente, muito pertinente à atuação não somente do PPGCIMES, mas de outros programas de pós-graduação que trabalham com temáticas similares”, aponta.

O Prof. Dr. David Geerts é coordenador do Meaningful Interactions Lab (mintlab) da KU Leuven, laboratório com anos de experiência em pesquisa qualitativa, também afiliado ao imec, principal instituto de pesquisa na região de Flanders, na Bélgica. Em sua conferência, o pesquisador tratou sobre processos de concepção e desenvolvimento de metodologias criativas utilizando elementos de jogos. Para isso, apresentou resultados de pesquisas realizadas no laboratório que coordena e deu exemplos de jogos já desenvolvidos e utilizados em investigações envolvendo usuários finais de tecnologia.

O professor iniciou sua fala apresentando as diferentes metodologias de pesquisa qualitativa conhecidas, evidenciando que houve uma transformação em seu escopo, passando de uma perspectiva mais quantitativa a uma procura de estratégias para analisar, de fato, qualitativamente as diversas nuances das realidades empíricas. Entre essas metodologias, o professor destacou o design participativo como interessante para apreender soluções diretamente com os participantes do projeto, ou seja, aqueles que serão diretamente beneficiados por ele.

No processo de design participativo, a utilização de elementos de jogos é uma maneira de envolver os usuários e de estimulá-los a sugerir soluções e gerar ideias. O professor citou algumas experiências que o mintlab teve com esse tipo de metodologia utilizando elementos de games, principalmente os de tabuleiro, para pensar, conjuntamente com os participantes, soluções para diversos tipos de situação e ambientes, desde os hospitalares a viagens de trem.

O trunfo de se utilizar essa forma de fazer pesquisa, segundo o professor, é que ela permite com que os próprios participantes digam qual é a melhor solução para uma situação que é vivida por eles: “Usar elementos de jogos no processo de design, e mais especificamente, desenvolver estes jogos de tabuleiro para tentar buscar novas ideias, é uma forma de canalizar a criatividade dos participantes para o processo e ter melhores ideias que não seriam descobertas se métodos mais tradicionais fossem utilizados”, aponta. 

 

Conhecimentos compartilhados

Para Ronald Allan da Silva, aluno ingressante do PPGCIMES, a conferência foi uma oportunidade de visualizar novos horizontes para seu anteprojeto de pesquisa: “Meu projeto para o mestrado é sobre utilizar um game digital como uma ferramenta de ensino. E tudo o que ele falou sobre jogos de tabuleiros também pode ser aplicado para o meu objeto de pesquisa, principalmente porque os jogos atuais, mesmo sem a finalidade de serem educativos, te deixam ter essa liberdade para trabalhar, pesquisar, conversar e se comunicar de uma forma mais livre com as pessoas e por isso podem ser utilizados para a educação”, pontua.

A conferência também foi um momento de esclarecer dúvidas e pensar novas ideias

Mais do que apresentar essa forma de fazer pesquisa, a conferência também inspirou docentes a trazerem ainda mais inovações para dentro da sala de aula, como o Prof. Me. Edinaldo João de La-Roque, docente dos cursos de Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Redes de Computadores da Universidade da Amazônia (Unama): “Fizemos uma experiência semestre passado com uma plataforma que permite com que a gente desenvolva questionários interativos com elementos de games e foi um sucesso. Como professor, a gente fica procurando uma maneira de tornar as aulas mais interessantes. Então, foi bom participar da conferência e pensar em novas ideias para a elaboração de aulas mais dinâmicas”.

A professora Marianne Kogut Eliasquevici, da coordenação do PPGCIMES, destaca a importância da vinda do professor para a UFPA no sentido de enriquecer as discussões em pesquisa e metodologias qualitativas: “Nós trabalhamos com metodologias criativas, então, o que o professor David traz para nós são situações que podemos usar para potencializar a criatividade dos sujeitos. Se a gente vai usar produtos criativos, inovadores, precisamos ouvir o sujeito. A vinda do professor é importantíssima para todos os alunos que estão desenvolvendo projetos, mas também para os docentes e para toda a comunidade acadêmica”, declara.

A Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici destacou a vinda do professor David Geerts como um ganho para a comunidade acadêmica.

 

Agenda de trabalho

O Prof. David cumprirá ainda uma agenda de trabalho com professores do NITAE2 até o dia 10 de março, relacionada ao projeto de cooperação internacional em andamento “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, aprovado no edital nº 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da CAPES, do qual o mesmo é o coordenador estrangeiro. O projeto é liderado pela UFPA e desenvolvido em cooperação com a KU Leuven e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição brasileira associada.

Entre as atividades da agenda de trabalho em Belém, está ainda um Workshop sobre “O uso de métodos criativos em Interação Humano-Computador (IHC)”, voltado para alunos e professores do PPGCIMES, realizado no dia 08 de março (quinta-feira), de 9h às 13h, no Auditório do NITAE², no qual o professor abordará aspectos do uso de métodos criativos no domínio do IHC e desenvolverá exercícios práticos de modo que os participantes “coloquem as mãos na massa”. A proposta do Workshop é possibilitar que os participantes sejam capazes de selecionar um método criativo adequado às suas perguntas de pesquisa e saibam como desenvolver procedimentos metodológicos para suas próprias propostas de investigação.

Tanto a Aula Inaugural quanto o Workshop integram as atividades da semana de recepção dos alunos da Turma 2018 do PPGCIMES. Na última segunda-feira, 05 de março, os discentes participaram de um dia de atividades com dinâmicas de apresentação dos corpos docente e discente, além de introdução sobre a proposta do Programa e o funcionamento da Pós-Graduação na UFPA e no Brasil.