Terá início no dia 3 de maio de 2018 os Exames de Qualificação da turma 01/2017 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A agenda será aberta com o trabalho “Um FRAMEWORK Gamificado para a Disciplina Algoritmos ou Equivalente”, do discente José Augusto de Sena Quaresma, orientado pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici. O calendário completo pode ser conferido AQUI.

Serão defendidos, ao todo, 16 relatórios de qualificação, durante este período. Entre os produtos propostos, estão ambientes virtuais de aprendizagem e de realidade virtual, aplicativos, vídeos, oficinas, cadernos, entre outros, com temas e abordagens orientadas às áreas de Biologia, Computação, Matemática, Gestão, Acessibilidade e Neurociências, reafirmando a natureza interdisciplinar do Programa. Considerando que se trata de um Mestrado Profissional voltado para a pesquisa aplicada na área de Ensino, os relatórios deverão trazer o atual andamento de realização dos produtos que estão sendo desenvolvidos, bem como as questões centrais, objetivos e metodologias gerais da pesquisa. Todas as bancas de avaliação dos trabalhos serão abertas ao público e contarão com a avaliação de professores convidados externos ao Programa.

De acordo com o Regimento do PPGCIMES-UFPA, o objetivo do Exame de Qualificação é “discutir e avaliar o estágio de desenvolvimento da pesquisa do discente e sugerir possíveis mudanças ou direcionamentos para o trabalho”. Trata-se de um momento fundamental no percurso de formação de um estudante de pós-graduação strictu sensu no desenvolvimento de sua pesquisa.

SERVIÇO:

Exames de Qualificação – Turma 01/2017 – PPGCIMES-UFPA

Período: 03/05/2018 – 21/05/2018

Site: www.ppgcimes.propesp.ufpa.br

Agenda completa: http://ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/qualificacao