Nesta quarta-feira, 17 de outubro, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em sintonia com as Instituições de Ensino Superior de todo o país, realizou uma programação especial para celebrar o Dia C da Ciência, no auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²). Estiveram presentes alunos e professores da UFPA e de outras universidades de Belém.

Durante a manhã, foi ministrado o minicurso “Criatividade e inovação para a redução de desigualdades” pelos discentes Rafael Costa e Marcelo Pacheco, da turma 2017. O objetivo foi mostrar como a criatividade e a inovação podem ser utilizadas, de diferentes formas, na construção de recursos que facilitem a comunicação de conhecimentos entre diferentes públicos.

Para isso, incialmente foram explorados alguns conceitos e aspectos relacionados a criatividade, processo criativo e inovação. Em seguida, alguns alunos da turma 2017 foram convidados para apresentar a experiência de seus projetos de mestrado no PPGCIMES, que visam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Edmar Fernandes foi um dos alunos que divulgou sua pesquisa em andamento. Licenciado em Ciências Biológicas, o discente busca a construção e utilização de um aplicativo para aperfeiçoar a formação de professores de Ciências Naturais no ensino de alunos com deficiência visual. Para o mestrando, o aplicativo também contribuirá para diminuir as desigualdades nas escolas e promoverá a inclusão.

No período da tarde, foi ofertada a oficina “Divulgação da Ciência – uma introdução”, conduzida pela Professora e Coordenadora do Programa, Marianne Kogut Eliasquecivi, e pelo discente da turma 2017, Aislan de Paula. A proposta foi apresentar ao público acadêmico formas de produzir estratégias comunicativas para narrar conteúdos científicos complexos, de maneira lúdica e com linguagem interativa, baseadas em princípios da Divulgação da Ciência.

Os participantes foram convidados a refletir sobre o papel da Divulgação da Ciência na democratização do acesso ao conhecimento científico e sobre como aproximar o fazer científico do cotidiano da população. Nesse sentindo, o discente do PPGCIMES, Aislan de Paula apresentou o percurso de sua pesquisa, que trata da produção de uma websérie animada sobre o processo de migração de maçaricos (aves) para divulgação de conhecimentos de Neurociências. Um dos desafios encontrados foi o de transformar o conteúdo técnico em uma narrativa que fosse atrativa e de fácil compreensão.

Ao final da atividade, os participantes foram convidados a colocar a mão na massa e a transformar um texto científico em uma narrativa que explicasse e contextualizasse o assunto abordado. Como produtos, foram sugeridos games e uma cartilha em quadrinhos para ser distribuída em escolas.

A professora Marianne Kogut Eliasquecivi destacou que hoje é um dia muito importante para ciência brasileira e o PPGCIMES, pela sua característica, objetivos e proposta não poderia deixar de participar das programações para o Dia C da Ciência. “Nós queremos ser um celeiro de boas práticas e discussões, que os nossos alunos elaborem produtos que possam contribuir para amenizar e solucionar diversos problemas que existem hoje na educação. Hoje, com a realização das atividades, mostramos que é possível transformar um conteúdo técnico, que aparentemente é denso, em algo que a sociedade consiga compreender”, explicou.

Mobilização nacional em prol da ciência – O Dia C da Ciência é uma iniciativa de mobilização nacional fomentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). A data integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018) que este ano acontece de 15 a 21 de outubro e traz a temática “Ciência para a redução de desigualdades”.