A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe, nesta semana, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade de São Paulo (USP) para a realização de uma série de atividades de pesquisa. Entre as ações previstas estão a oficina de Empreendedorismo e Inovação em Ambientes Universitários, ministrada pelo Prof. Dr. Matheus Felizola (UFS), no dia 29 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e o minicurso de Currículo Lattes, conduzido pela Profa. Dra. Jane Marques (USP), no dia 30 de novembro, das 9h às 12h. Ambas serão realizadas no auditório do prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC).

A oficina de Empreendedorismo e Inovação em Ambientes Universitários tem como objetivo apresentar os Ecossistemas e Ambientes de Inovação e discutir os caminhos para incentivar o Empreendedorismo na Universidade. Serão abordados os tópicos: panorama do ambiente de inovação internacional, dados do empreendedorismo no Brasil, o empreendedorismo universitário internacional, o empreendedorismo universitário brasileiro, etapas do processo empreendedor universitário, marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, dentre outros. A inscrição para a oficina pode ser realizada aqui.

Já o minicurso de Currículo Lattes abordará a Plataforma Lattes e sua interrelação com as principais bases de Ciência e Tecnologia no Brasil, destacando sua importância com vistas a facilitar a recuperação e leitura dos dados dos pesquisadores. Assim, também serão apresentadas as principais orientações para a atualização do currículo, considerando a arquitetura das informações na plataforma. A inscrição para o minicurso pode ser realizada aqui.

As atividades são abertas ao público e também serão transmitidas ao vivo, por meio da página da Assessoria de Educação a Distância (www.aedi.ufpa.br), atual Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²-UFPA).

Essas e outras ações integram o projeto de pesquisa “Jovens e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”, aprovado no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Edital 071/2013 PROCAD/CAPES) e desenvolvido por pesquisadores da área da Comunicação dos estados do Rio Grande do Sul, Sergipe e Pará. Na UFPA, o projeto é coordenado pela Profa. Dra. Maria Ataide Malcher, do NITAE².

Missão de pesquisa

A agenda dos pesquisadores da rede na UFPA iniciou nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, com a realização do primeiro dia do curso “Pesquisa em Comunicação: Introdução”, que ocorrerá até sexta-feira, 30 de novembro. O curso é ministrado pelas Profa. Dra. Nilda Jacks (UFRGS), Profa. Dra. Mariângela Toaldo (UFRGS) e Profa. Dra. Jane Marques (USP) e abordará, ao longo da semana, as metodologias de pesquisa quantitativa e qualitativa, destacando as técnicas, a produção de conhecimento nas duas perspectivas, bem como as diferenças e complementaridades entre elas.

A professora Jane Marques conduziu o primeiro dia de curso, apresentando a pesquisa quantitativa e as técnicas que envolvem a metodologia. Os participantes puderam compreender o que deve constar em um roteiro de elaboração de questionário, a partir de exemplos. Também foram explicados os tipos de amostragem de pesquisa e como compô-las corretamente.

Em paralelo ao curso, outras atividades acontecerão na semana, como a oficina de Softwares de Análise Qualitativa, ministrada pelo Msc. Fernando Gonçalves (UFRGS) e a oficina de Design Editorial para Livros e Publicações Institucionais, conduzida pelo Prof. Dr. Vitor Braga (UFS).

Os pesquisadores também realizarão reuniões internas de trabalho para planejamento das ações no âmbito do projeto “Jovens e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”.

Sobre o PROCAD

O PROCAD busca promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. O programa também procura intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.

Oficina de Empreendedorismo e Inovação em Ambientes Universitários

Ministrante: Prof. Dr. Matheus Felizola (UFS)

Dia: 29 de novembro (quinta-feira)

Horário: 9h às 12h e de 14h às 18h