A última sexta-feira, dia 29 de março, foi bastante movimentada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, cinco Exames de Qualificação foram realizados, alguns dos quais contaram com avaliadores externos oriundos de outras instituições, nacionais e internacionais.

As 9h, a discente Julia Marina Quemel Matta, orientada pela profa. Dra. Marianne Eliasquevici, apresentou o relatório intitulado “Cidade Universitária em Pauta: proposta de concepção de uma revista para abordar questões que afetam o cotidiano da UFPA”, no auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²). A proposta da discente é conceber e desenvolver uma revista, em versão digital e impressa, que busque divulgar conhecimentos referentes a temas do cotidiano da UFPA, auxiliando no enfrentamento de questões problemáticas vividas pela comunidade universitária. A banca foi composta pela profa. Dra. Rafaella Lopes Pereira Peres, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e pela profa. Dra. Suzana Cunha Lopes, membro interno do PPGCIMES.

Às 9h30, outras duas bancas ocorreram simultaneamente, uma na Sala de Reunião do NITAE² e a outra no auditório da Faculdade de Matemática (FACMAT) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

A primeira foi a do discente William Teixeira Gonçalves, orientando da profa. Dra. Netília Seixas, que apresentou o relatório “Oficina de Produção de Podcast como Recurso Pedagógico na Formação de Professores de Ensino Religioso”, que contou com a avaliação da profa. Dra. Maria de Lourdes Silva Santos, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da profa. Dra. Maria Ataide Malcher, docente do PPGCIMES. A proposta de William é conceber e desenvolver uma oficina para produção de podcasts como recursos didáticos que docentes de Ensino Religioso possam usar em sala de aula para discutir assuntos relacionados ao tema, de forma a contribuir com a apropriação de recursos midiáticos para atividades de ensino.

Já a segunda banca foi a da discente Allana Camyle de Melo Lima, orientada pelo prof. Dr. Marcos Diniz. O relatório da aluna foi intitulado “Inglês na Palma da Mão: orientações didático-pedagógicas em mobilidade digital no aplicativo WhatsApp”, que teve como objetivo propor práticas de aprendizagem móvel da língua inglesa, com foco na produção e compreensão oral de discentes do nível A1 e docentes de Letras – Inglês da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) da UFPA, tendo como base o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. A banca da discente foi composta pela profa. Dra. Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA e pelo prof. Dr. Marcus de Souza Araújo, do PPGCIMES.

Pela parte da tarde, mais duas bancas ocorreram, uma às 13h e outra às 16h, ambas no auditório do NITAE².

A discente Fransuze dos Santos Oliveira, orientada pela profa. Dra. Suzana Lopes, apresentou a qualificação “Concepção de Plataforma Interativa para Uso da Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Superior”, que propõe a concepção de uma plataforma interativa para facilitar e potencializar o uso da metodologia conhecida como ABPj por docentes e discentes desse nível de ensino. A avaliação foi realizada pelas docentes profa. Dra. Diana Izabel de Araújo Mesquita, da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, e profa. Dra. Maria Ataide Malcher, membro interno do Programa.

Concluindo as atividades do dia, a discente Karina Cristina Martins de Souza apresentou o relatório “Empreendedorismo Social e Criativo na Amazônia: exercitando a inovação em uma disciplina de graduação”, que, sob orientação da profa. Dra. Maria Ataide Malcher, propõe como produto uma disciplina temática, desenvolvida a partir da metodologia do design thinking, para conduzir alunos da instituição no desenvolvimento e exercício de ideias de inovação social no cenário amazônico. A disciplina em questão deve ser ofertada pelo NITAE²-UFPA e utilizar metodologias ativas e estratégias criativas. A banca avaliadora foi composta pelos docentes Prof. Dr. Charles Andryê Galvão Madeira, do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo Prof. Dr. José Augusto Lacerda Fernandes, da Agência de Inovação Tecnológica (UNIVERSITEC) da UFPA, e pela Profa. Dra. Suzana Lopes, do PPGCIMES.

A última qualificação será realizada no dia 5 de abril de 2019, esta sexta-feira, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA.