Qual a melhor forma de selecionar e envolver sujeitos em pesquisas científicas? Essa é uma das perguntas recorrentes no dia a dia de pesquisadores. Recrutar pessoas e conseguir que elas se comprometam com investigações científicas é sempre um desafio, seja qual for o procedimento adotado (questionários, entrevistas, grupos de discussão, observações, entre outros). Por conta disso, pesquisadores em diversas partes do mundo têm se dedicado a criar e experimentar metodologias criativas que potencializem o envolvimento dos participantes, de modo que eles se sintam motivados a colaborar com investigações. Entre os recursos utilizados nessa perspectiva, estão elementos de design de jogos, tais como cartas, dados, tabuleiros. Esses elementos atraem a atenção dos participantes e acabam facilitando – mais do que outros procedimentos formais – a participação dos sujeitos, ao possibilitar a realização de dinâmicas individuais e/ou em grupo nas quais o participante atue como agente ativo na construção dos resultados da investigação. 
 
Esses e outros aspectos serão abordados pelo Prof. Dr. David Geerts, coordenador do Meaningful Interactions Lab (mintlab), da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), que proferirá a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), no próximo dia 07 de março (quarta-feira), às 10h30, no Auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, em Belém. 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades, com a finalidade de auxiliar, também, nas demandas de assistência estudantil.

“Penso que este Núcleo cumprirá na UFPA uma função ampla. Será um centro de pensamento, reflexão, planejamento e execução de projetos inovadores para a educação superior, presencial e a distância, que buscarão tornar o ensino estimulante aos alunos. Ele ajudará a Universidade a dar um salto de qualidade e se posicionar nesse mundo novo”. Assim declarou o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Zagury Tourinho em seu pronunciamento durante a Sessão de Instalação do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), realizada nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, às 17h, no auditório da nova unidade acadêmica no Setor Básico da universidade. Na ocasião, o Reitor oficializou a posse dos dirigentes: o professor José Miguel Martins Veloso, como Diretor, e a professora Cristina Lúcia Dias Vaz, como Diretora Adjunta.

A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) torna pública a divulgação do resultado da relação dos aprovados no Processo Seletivo – Turma 2018. O resultado também está disponível na Secretaria do Programa.

A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) torna pública a divulgação dos candidatos aprovados na Prova Escrita do Processo Seletivo – Turma 2018, após a divulgação da avaliação dos recursos desta fase. O resultado também está disponível na Secretaria do Programa.

 

A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) torna pública a divulgação da avaliação dos recursos ao resultado da 6ª Fase (Prova Escrita) no Processo Seletivo – Turma 2018.

De acordo com o item 11.2.7 do Edital, o recurso interposto, após a análise, será disponibilizado ao candidato na Secretaria do Programa. Portanto, para ter acesso ao conteúdo da avaliação do recurso, o candidato pode comparecer à Secretaria do PPGCIMES, no horário de 09h às 13h e de 14h30 às 16h.

 

Com o intuito de discutir como pessoas com deficiência visual percebem as cores, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a palestra “A construção criativa de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita”, ministrada pela Profa. Dra. Flávia Mayer, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no auditório do prédio do Programa de Pós-Graduação em Geofísica (CPGf) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Entre as atividades da Profa. Dra. Flávia Mayer, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belém, estiveram discussões em sala de aula sobre temas sobre acessibilidade, deficiência visual e validação da audiodescrição em produtos educacionais, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com os discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES).