O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna público o edital para o Processo Seletivo – Turma 2020 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com inscrições abertas de 09 de setembro até 17 de outubro de 2019. O Edital pode ser conferido na íntegra em PDF e também Acessível para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA) Libras no site do Programa.

Considerando o atual contexto de reconfiguração das diretrizes avaliativas da pós-graduação brasileira pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em conjunto com as coordenações de cada área de avaliação, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza nos dias 7 e 8 de agosto o Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação da UFPA, no Auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA. As programações do Seminário pela parte da manhã contarão com transmissão ao vivo pelo endereço www.aovivo.propesp.ufpa.br.

A Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess)/SAEST da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do grupo de pesquisas de Tradução e Interpretação em Libras e do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, realizará, nos dias 24 e 25 de outubro, o I Seminário de Pesquisas em Tradução e Interpretação entre Língua de Sinais e Língua Portuguesa (I SEPTILSP) e o II Encontro de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (II ETILSP). O período de submissão de trabalhos para o evento está aberto até dia 28 de agosto.

Nesta quinta-feira, dia 18 de julho, o artigo científico Metodologia 7Cs: uma nova proposta de aprendizagem para a disciplina Algoritmos, produzido pelo discente Árllon Chaves Lima, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA, em conjunto com seus orientadores de mestrado, os professores Marcos Monteiro Diniz e Marianne Kogut Eliasquevici, recebeu a Menção Honrosa no XXVII Workshop de Educação em Computação (WEI 2019), programação integrante do XXXIX Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019), que foi realizado em Belém entre os dias 14 a 18 de julho.

O I Seminário de Matemática e Arte é uma realização dos grupos de pesquisa Ciência, Tecnologia e Arte (CiTeAr) e Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) liderados, respectivamente, pela Profa. Dra. Cristina Vaz e pelo Prof. Dr. Iran Mendes, em conjunto com os Programas de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ao ouvirmos falar sobre ciência, não é difícil conectarmos a palavra a um contexto como o de um laboratório, um grande museu, ou mesmo uma biblioteca. Outro espaço logo ligado ao que entendemos como ciência é a Universidade, a qual tem, por natureza, uma forte atuação na pesquisa científica, bem como com em ensino e extensão. Entretanto, será que a ciência está assim tão intrínseca a apenas determinados lugares? Quais os outros momentos de nossa vida em que ela estaria presente ou que seria bom que estivesse?

O Seminário Nacional da UniRede, neste ano de 2019, tem como tema: Políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições públicas que atuam com educação aberta e a distância. O evento ocorrerá de 4 a 6 de junho, na Universidade de Brasília (UNB). As discussões a serem realizadas durante a programação serão oriundas de debates e experiências concretizadas em eventos da UniRede que acontecem em todas as regiões brasileiras, tais como os eventos de promoção de EaD e outros encontros de Educação a Distância.

Continuando as Defesas de Dissertação da primeira turma de Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA, no período de 7 a 10 de maio serão realizadas mais cinco defesas, com trabalhos cujos temas vão de recursos para acessibilidade e inclusão até propostas de ensino-aprendizagem para disciplinas de Algoritmos e Botânica.