A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) torna público o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo do PPGCIMES - Turma 2022. As declarações de isenção serão enviadas por e-mail.

Resultado das Solicitações de Isenção da Taxa de Inscrição

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público o Edital do Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2022 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com inscrições abertas de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2021. O Edital na íntegra, em PDF e formatos acessíveis para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA) e Libras, podem ser conferidos no site do Programa.

Foi divulgado o Resultado Final do Processo de Credenciamento Docente, regido pelo Edital n. 01/2021, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA. Em atendimento ao item 5.4 do edital, o referido resultado foi apreciado e aprovado pelo Colegiado do PPGCIMES durante Reunião Extraordinária realizada no último dia 27 de outubro de 2021.

Neste sábado, dia 2 de outubro, inicia a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em 2021, a programação ocorre de 2 a 8 de outubro, tendo como tema central “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Com atividades capilarizadas por todo o país, o objetivo da SNCT é mostrar à população a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos, oferecendo uma oportunidade de debate sobre a relevância e os impactos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas no Brasil.

O Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (Nitae²) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai ofertar a disciplina “Tecnologias Assistivas para Deficiências Sensoriais”, destinada a estudantes de graduação no contexto da flexibilização curricular. A disciplina vai ser ministrada de forma remota. As matrículas estão abertas, via SIGAA, até 8 de outubro. São ofertadas 56 vagas.

Estão abertas, durante o período de 1º a 15 de outubro de 2021, as inscrições para o Processo de Credenciamento Docente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²). O Edital n. 01/2021, que rege o presente processo, está disponível na íntegra aqui.

Em comemoração ao “Setembro Azul”, mês de visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, será realizada nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, às 16h, a live “Educação de Surdos em outras perspectivas”, que contará com transmissão ao vivo, na internet, pelo canal “Disciplinas Nitae” do YouTube. A organização é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPEE) do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), com apoio da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da UFPA.

O evento será acessível em LIBRAS, com emissão de certificado com carga horária de duas horas. No debate, estarão presentes a professora Ellen Formigosa, docente do curso de Letras – Libras e Língua Portuguesa da UFPA; e o pesquisador Alcides Simião, parceiro do GEPEE, que abordarão as conquistas e as lutas da comunidade surda. A mediação será feita por Ivanilton Ferreira, recém egresso do curso de Mestrado Profissional em Ensino do PPGCIMES, e por Alcione Silva, discente da Turma 2021 do Programa, ambos orientandos da profa. Dra. Arlete Gonçalves, que é coordenadora do GEPEE.

Texto: Ivanilton Ferreira. Jornal Beira do Rio, nº 160 (set./nov. 2021). Seção "Opinião".

Sabemos que há muitos desafios no contexto educacional brasileiro, e um deles é a criação de políticas públicas inclusivas, como a formação de profissionais que possam garantir acessibilidade educacional e comunicacional de indígenas surdos que utilizam línguas de sinais diferenciadas da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No dia 29 de setembro (quarta-feira), às 17h, será realizado o Exame de Qualificação da discente Adriana Maria Gomes do Nascimento, sob orientação do prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz. O relatório a ser apresentado possui como título “O uso de oficina e metodologias ativas na formação continuada e integração de equipe sociopedagógica da Assistência Estudantil”. Na Comissão Examinadora, o prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva (PPGED/UFPA), como avaliador externo, e a profa. Dra. Suzana Cunha Lopes (PPGCIMES/UFPA), como avaliadora interna. Para assistir o Exame de Qualificação, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando o nome da discente, e solicite o link de acesso à sala de webconferência.

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi convidado para co-criar a segunda edição do Coral, uma série de eventos híbridos (presenciais e on-line), organizados pelo Canto Coworking, e que ocorrerão ao longo do mês de setembro de 2021.

De 2 a 4 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do NITAE²-UFPA, em parceria com a sua Representação Discente, realizará o “PPGCIMES Tá On!”, um conjunto de atividades abertas tanto para a comunidade interna quanto externa ao Programa. O objetivo é promover o compartilhamento de saberes e experiências de formação vivenciados por discentes, docentes e pesquisadores convidados(as) do Programa, por meio de uma roda de conversa e oficinas sobre temáticas relacionadas ao uso de recursos digitais variados para ensino-aprendizagem e pesquisa científica e ao papel dos(as) discentes na pós-graduação. A programação completa pode ser conferida aqui.