Estão disponíveis os editais acessíveis do Processo Seletivo - Turma 2019 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além do edital que pode ser conferido em PDF,  o Programa disponibilizou editais acessíveis para Leitor de Tela - Dosvox e NVDA e em Libras com legendas.

Tratam-se apenas de versões em formatos diferentes do Edital de Seleção, sendo idênticas as informações sobre as etapas do processo seletivo relativas a linhas de pesquisa do Programa, inscrição, documentação, entre outros pontos relevantes à preparação dos candidatos.

A disponibilização de recursos acessíveis, para um programa como o PPGCIMES, é parte essencial do processo seletivo, para além do atendimento à legislação vigente. Os editais acessíveis foram produzidos em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess), da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da UFPA.

Exame de Proficiência – No que concerne à Etapa 2 do Processo Seletivo, a Coordenação do PPGCIMES esclarece que cada candidato deve comprovar proficiência em apenas um idioma, podendo ser Inglês ou Espanhol. Para esta etapa, que é eliminatória, o PPGCIMES realizará prova independente, válida somente para fins de seleção interna ao Programa. Contudo, o candidato tem a opção de comprovar este quesito, seja prestando o exame a ser promovido pelo PPGCIMES, seja apresentando certificação de aprovação em outro exame de proficiência promovido por outra instituição, tais como os detalhados no item 8.1.4 do Edital de Seleção.

Quanto aos candidatos estrangeiros, estes devem apresentar certificação em Língua Portuguesa, conforme item 8.1.1.1 do Edital.