No período de 13 a 27 de maio, mais sete Defesas de Dissertação serão realizadas no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA, encerrando a primeira rodada de bancas da primeira turma de Mestrado Profissional em Ensino do Programa.

Na segunda-feira, dia 13 de maio, ocorrerão duas defesas. Às 15h, no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Ciências Biológicas – ICB (térreo), a discente Mayara Santos Maciel apresenta o trabalho “Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o Ensino Superior”, orientado pela Profa. Dra. Guaciara Barbosa de Freitas. A banca examinadora será formada pelo Prof. Dr. Benedito Fialho Machado (PPGECM) e pela Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz (PPGCIMES). Já às 16h, é a vez do discente Rafael Silva Costa apresentar a dissertação “Abordagem para Aprendizagem de Língua Inglesa em Cursos Intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos”, no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE², sob orientação do Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz e com o Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva (PPGED/PPGEDUC) e Prof. Dr. Marcus de Souza Araújo (PPGCIMES/UFPA) na comissão examinadora.

Na terça, dia 14 de maio, o discente Victor Daniel de Oliveira e Silva, sob orientação do Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Rodrigues e coorientação da Profa. Dra. Maria Ataide Malcher, apresenta o trabalho “Pró-Gestão: ambiente virtual de aprendizagem para o desenvolvimento de competências por servidores ocupantes de cargos de gestão nas IFES”, às 10h, no Auditório Enrique Campbell, Instituto de Geociências – IG (térreo). A banca examinadora será formada pelo Prof. Dr. Carlos André Corrêa de Mattos (PPGGP), pelo Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva (PPGED/PPGEDUC) e pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES).

Na quarta-feira, dia 15 de maio, a dissertação a ser apresentada é a da discente Ana Lúcia da Silva Brito, com o título “Textos para Aprendizagem: uma sequência para o ensino-aprendizagem do gênero fichamento de resumo nos semestres iniciais de cursos de graduação”, sob orientação do Prof. Dr. Sandro Adalberto Colferai e coorientação da Profa. Dra. Emilia Pimenta Oliveira (IEMCI). A defesa será às 14h, no Auditório do Prédio Espaço Inovação, Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) do Guamá e terá a Profa. Dra. Francisca Maria Carvalho (IEMCI) e a Profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas (PPGCIMES) na banca examinadora.

Na quinta-feira, 16 de maio, a defesa será a da discente Suellainy Vieira da Cruz, também orientanda do Prof. Dr. Sandro Adalberto Colferai, com o trabalho “Pontes de Ensino: caminho para integração entre o ensino a distância e presencial”. A defesa ocorrerá às 15h, no auditório do NITAE2, tendo a Profa. Dra. Sheila Costa Vilhena Pinheiro (PROFBIO) e a Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES) na banca examinadora.

Na semana seguinte, dia 20 de maio (segunda-feira), às 14h, o discente Aislan de Paula Ferreira da Silva, orientando da Profa. Dra. Maria Ataide Malcher, defenderá o trabalho “Desbravar Novos Mundos: experimentando a potencialidade da websérie na divulgação de conceitos da neurociência”, no auditório do NITAE². A banca é formada pela profa. Dra. Gabriela Borges Martins Caravela (PPGCOM-UFJF), pela Profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda (Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia-UFPA) e pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES).

Concluindo o período de Defesas, no dia 27 de maio (segunda-feira), às 9h, será a defesa da discente Ângela Tamires Nascimento Alexandre, cujo trabalho se intitula “Aonde você vai, maçariquinho? Divulgação das Neurociências e Processos Migratórios de Aves Marinhas”, realizado sob a orientação do Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso e coorientação do Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz e Profa. Dra. Maria Ataide Malcher. A defesa contará com a presença do Prof. Dr. Ivo Leite Filho (MCTIC-PROFQUI-UFMS), da Profa. Dra. Nara Gyzely de Morais Magalhães (IFPA) e da Profa. Dra. Suzana Cunha Lopes (PPGCIMES), ocorrendo no auditório do NITAE².

Para conferir a agenda complete, acesse o link: https://aedi.ufpa.br/images/Materias/PPGCIMES_Cartaz_Defesas_2017_3.pdf