O I Seminário de Matemática e Arte é uma realização dos grupos de pesquisa Ciência, Tecnologia e Arte (CiTeAr) e Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) liderados, respectivamente, pela Profa. Dra. Cristina Vaz e pelo Prof. Dr. Iran Mendes, em conjunto com os Programas de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com apoio institucional do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e do PARFOR, este I seminário tem como tema “Matemática e Arte: vivências e caminhos”.

O Seminário acontecerá em conjunto com o II Workshop em Criatividade, Inovação e Inteligência Artificial (CR3IAR). O CR3IAR é um evento científico e tecnológico de natureza interdisciplinar que tem como objetivo principal a divulgação da produção científica, das ações inovadoras e dos produtos desenvolvidos pelos pesquisadores da Linha de Pesquisa Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES) do PPGCIMES, com apoio da Coordenação de Inovação em Tecnologias de Ensino (CITE) do NITAE2 e pelos pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LAAI) vinculado a Faculdade de Computação da UFPA.

O I Seminário de Matemática e Arte visa promover uma troca de experiências, compartilhar as pesquisas e trabalhos realizados sobre novas abordagens para o ensino básico e superior por meio da Arte e da Tecnologia com matriz teórica da criatividade, interdisciplinaridade e inovação.

A intenção do evento, além de compartilhar informação de pesquisa, é encontrar pontos comuns, fusões conceituais e tendências, contribuindo também para futuras parcerias e projetos interinstitucionais. As atividades do evento foram organizadas no formato de palestras, seminários e uma mostra interativa em homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci. Tem como destaque a presença do Prof. Dr. António Araújo da Universidade Aberta de Portugal que falará sobre A Matemática e o desenho, um a pensar o outro.

Confira o cartaz.

Confira a programação.