Nesta semana e na próxima, serão defendidas no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), as duas últimas dissertações da turma 2017, primeira a ingressar no Mestrado Profissional em Ensino do Programa.

No dia 22 de novembro (sexta-feira), às 15h, ocorrerá a Defesa da Dissertação “@midiasnoensino: Uma proposta de uso do Instagram como ferramenta educacional para o Ensino Superior”, de autoria da discente Jéssica de Almeida Vasconcelos Brígido, sob a orientação do Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso.

O trabalho possui como questão-foco: “de que forma a mídia social Instagram pode ser utilizada como uma ferramenta educacional por docentes do Ensino Superior?”. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um perfil intitulado “@midiasnoensino”, no Instagram, utilizado em duas disciplinas do curso de Produção Multimídia da UFPA, auxiliando docentes no exercício de suas práticas pedagógicas e promovendo processos de aprendizagem no âmbito do Ensino Superior.

A banca será realizada no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE2 e contará com a avaliação da Profa. Dra. Erika Oikawa (CESUPA) como examinadora externa e Prof. Dr. Marcus de Souza Araújo (PPGCIMES) como examinador interno, além da Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES) como Suplente.

Já no dia 27 de novembro (quarta-feira), às 9h30, é a vez da discente Juliardnas Rigamont Reis, que defenderá a Dissertação “Simulador em Ambiente de Realidade Virtual para o Ensino da Membrana Plasmática”, orientada pelo Prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro e coorientada pela Profa. Dra. Ana Cássia Sarmento Ferreira (IFPA).

Nesse trabalho, é apresentado o processo de criação, desenvolvimento, testagem e resultados de um simulador da membrana plasmática em ambiente de Realidade Virtual (RV), produzido como recurso didático para auxiliar relações de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia Celular e Molecular, no ensino superior. A testagem do produto foi realizada com docentes da UEPA, IFPA e UFPA, e com discentes de Biomedicina da UEPA, de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) da UFPA.

A defesa também ocorrerá no Auditório do NITAE2 e terá, na banca, o Prof. Dr. Carlos Alberto Machado da Rocha (PROFNIT/IFPA) como examinador externo e a Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz (PPGCIMES) como examinadora interna. O Prof. Dr. Marcio Lima do Nascimento (PPGCIMES) será o Suplente.

Confira a agenda completa aqui.