Fonte: Walter Pinto (texto), Alexandre de Moraes (imagem), Assessoria de Comunicação da UFPA. Jornal Beira do Rio, nº 164 (set./nov. 2022).

Um conjunto de cartas para discutir ciência. Esse foi o produto educacional criado por Suelen Miyuki Alves Guedes em sua dissertação de mestrado profissional, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da UFPA. A dissertação Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com discentes de graduação foi orientada pela professora Marianne Kogut Eliasquevici. O conjunto de cartas, fruto da dissertação, é denominado Ciência em Questão: diálogos com cartas.

Ciência em Questão é um produto educacional que emprega cartas para fomentar o debate sobre ciência. Orientanda e orientadora explicam que, por ser um mestrado profissional voltado para metodologias de Ensino Superior, o produto foi concebido para ser utilizado com alunos de graduação, de qualquer área do conhecimento, em disciplinas como Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Trabalho Científico, entre outras. Mas, pela sua flexibilidade, pode ser facilmente utilizado na pós-graduação, assim como pode ser adaptado para a Educação Básica. Elas relataram que uma professora integrante da Banca Examinadora da dissertação utilizou as cartas no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), na disciplina Divulgação Científica no Ensino de Ciências.

Leia a reportagem na íntegra publicada no Jornal Beira do Rio.