Começaram nesta segunda-feira, dia 25 de março, os Exames de Qualificação da Turma 2018 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No primeiro dia, foram apresentados dois relatórios, o da discente Luciana Pereira Albuquerque, com orientação da profa. Dra. Marianne Eliasquevici; e o de Jessica Rocha de Souza Cardoso, com a orientação do prof. Dr. Dionne Monteiro.

E-book sobre práticas em EJA

Na primeira banca, que ocorreu às 13h, na Sala de Reunião do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), a discente Luciana apresentou o relatório “E-Book Práticas Docentes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Personalizado: análise do Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA Belém”, com o andamento de sua pesquisa para o mestrado.

O trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar práticas docentes no ensino personalizado da educação de jovens e adultos (EJA), realizadas no Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira (CEEJA), que estimulem o envolvimento e a participação dos estudantes.

A proposta é, a partir das práticas desse centro, montar um e-book, em formato PDF, e disponibilizar para download e utilização de professores, alunos e pesquisadores que atuem com a EJA.

A banca foi formada pelo prof. Dr. Salomão Antônio Mufarrej Hage, membro externo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED), e pelo prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Rodrigues, membro interno do PPGCIMES.

Manual para produção de aplicativo bilíngue

A segunda banca ocorreu às 16h30, no Auditório do NITAE², e o relatório teve como título “Manual para Produção de Aplicativo Disciplinar Bilíngue para Docentes que Atuam com Discentes Surdos”. Nesta proposta de produto, o objetivo é desenvolver um manual que auxilie docentes a desenvolverem um aplicativo bilíngue (em Libras e em Língua Portuguesa) que potencialize a compreensão específica de conceitos de uma determinada área do conhecimento a discentes surdos.

A proposta nasceu da percepção das dificuldades que esses discentes possuem para compreender alguns conceitos acadêmicos específicos.

Além do manual, a pesquisa terá como subprodutos o exemplo de aplicativo, com vídeos em Libras e em Língua Portuguesa explicando determinados conceitos. Para este, a discente escolheu trabalhar na tradução de sete conceitos da disciplina de Processos Linguísticos, ministrada no curso de Letras-Libras da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A proposta foi avaliada pelo convidado prof. Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes, do PPGED-UFPA, e pelo prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento, do PPGCIMES-UFPA.

A semana de qualificações segue até essa sexta-feira, dia 29 de março, e um dos exames será realizado ainda no dia 05 de abril. A agenda pode ser conferida na íntegra na aba de Qualificações do site do Programa: http://www.ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/qualificacao/257-exames-de-qualificacao-turma-01-2018-ppgcimes-ufpa.