Mais dois trabalhos foram avaliados nesta terça-feira, dia 26 de março, durante o período de Exames de Qualificação da Turma 2018 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As discentes Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues e Adriana da Conceição Barros do Rosário, orientadas, respectivamente, pelo prof. Dr. José Miguel Martins Veloso e pelo prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento, defenderam suas propostas de pesquisa e foram avaliadas por professores internos e externos ao Programa.

Formação de professores

A discente Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues apresentou o relatório de qualificação intitulado “Metodologias Ativas como Processo Inovador de Aprendizagem para o Ensino Superior: uma experiência com docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Manicoré”, às 9h, no Auditório do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA.

A partir da questão foco de verificar como as metodologias ativas podem ser incorporadas nas práticas pedagógicas de docentes da UEA, em Manicoré, no Amazonas, o objetivo do trabalho da discente é conceber e desenvolver um curso híbrido para a formação desses professores no uso das metodologias ativas enquanto proposta pedagógica inovadora e ressignificativa de suas práticas.

A avaliação foi realizada pela profa. Dra. Sheila Costa Vilhena Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) da UFPA, como convidada externa, e pela profa. Dra. Marianne Eliasquevici, integrante interna do Programa.

Scratch como estratégia de ensino

Já a discente Adriana da Conceição Barros do Rosário apresentou o trabalho “A Linguagem da Programação Scratch para Criar Objetos de Aprendizagem com Alunos de Graduação do Curso de Pedagogia: uma estratégia de ensino”, também às 9h, na Sala de Reunião do NITAE².

Tal pesquisa tem como objetivo criar uma estratégia de ensino, voltada para discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA, para uso da linguagem de programação Scratch na construção de objetos de aprendizagem que trabalhem conteúdos de Matemática componentes do currículo ministrado no terceiro ano do Ensino Fundamental. A intenção é contribuir para a inovação nas práticas pedagógicas dos futuros professores.

Os avaliadores foram os professores Dr. Alexandre Guimarães Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) e Dr. Marcos Monteiro Diniz, do PPGCIMES-UFPA.

Ainda há 11 trabalhos a serem apresentados pela Turma 2018, com três deles nesta quarta-feira, dia 27 de março. Confira a agenda completa: http://www.ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/qualificacao/257-exames-de-qualificacao-turma-01-2018-ppgcimes-ufpa.