Nesta quarta-feira, 27 de março, terceiro dia de Exames de Qualificação da Turma 2018 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), houve a apresentação de três trabalhos que trouxeram propostas de metodologias de ensino para as temáticas de questões etnicorraciais e aprendizagem na disciplina de algoritmos. Pela parte da manhã, duas bancas foram realizadas no Programa, enquanto a terceira ocorreu no período da tarde.

Nas teias da criatividade

Às 9h, no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), a discente Helena do Socorro Campos da Rocha, orientada pela profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz, apresentou o trabalho “NEAB Afrofuturista: criatividade e inovação para discutir as questões etnicorraciais”, que contou com a avaliação dos professores Dr. Iran Abreu Mendes (PPGECM-UFPA), convidado externo, e Dr. Márcio Lima do Nascimento, do PPGCIMES.

A defesa do relatório contou com ambientação do espaço, figurino temático da discente, bem como a apresentação de alguns dos elementos que compõem a proposta da pesquisa, cujo objetivo é a criação de ambientes de ensino com elementos de inspiração afrofuturista, para potencializar a aprendizagem criativa sobre questões etnicorraciais no âmbito do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Diversidades (NEAB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém.

Passos de aprendizagem

Também às 9h, mas na Sala de Reunião do NITAE², foi a vez do discente Árllon Chaves Lima, que conta com orientação do prof. Marcos Diniz e coorientação da profa. Dra. Marianne Eliasquevici, apresentar a sua pesquisa, que tem como título: “Metodologia 7Cs: uma proposta de aprendizagem para disciplina Algoritmos”.

Trata-se de uma proposta de aprendizagem para a disciplina de Algoritmos, ministrada para o bacharelado em Ciência da Computação da UFPA, que sistematiza as ações lógicas de Compreender, Conceber, Completar, Compatibilizar, Corrigir, Construir e Contribuir para minimizar as dificuldades sentidas pelos assuntos na compreensão da temática e possibilita a construção de conhecimentos de maneira significativa. A avaliação foi realizada pelas docentes Dra. France F. Martins (PPGDOC-UFPA) e Dra. Silvana Rossy de Brito, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Programação como estratégia de ensino

Concluindo a rodada de qualificações do dia, às 16h30, no Auditório do NITAE², o discente Ronald Allan Souza da Silva defendeu o relatório “Atividades Experimentais de Programação Visual com Minecraft”, trazendo como proposição o uso do jogo digital Minecraft, em conjunto com o aplicativo de programação visual CodeConnection, como ferramenta de apoio para a aprendizagem de algoritmos, visando contribuir para a melhoria do atual cenário de evasão e grande dificuldade discente nas disciplinas de algoritmos e de lógica de programação em cursos da área de Computação.

A orientação do trabalho foi realizada pelo prof. Dr. Dionne Monteiro e a avaliação pelos professores Dra. Marcelle Pereira Mota, convidada externa da Faculdade de Computação da UFPA, e Dr. Marcos Diniz, do PPGCIMES.

Mais dois relatórios serão defendidos pela Turma 2018 nesta quinta, seguidos de outros cinco na sexta-feira e mais um no dia 5 de abril. Confira: http://www.ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/qualificacao/257-exames-de-qualificacao-turma-01-2018-ppgcimes-ufpa.