Disciplinas ofertadas no Período Letivo 2025.2
Aprendizagem autônoma na pós-graduação
Docentes responsáveis: André Monteiro Diniz e Larissa Dantas Rodrigues Borges.
Ementa: Discutir a autonomia em contextos de ensino e aprendizagem e compreender o papel do aluno e do professor na Pós-graduação. Os assuntos a serem estudados envolvem: Modelo dinâmico e complexo de desenvolvimento da autonomia; dimensões da autonomia; autonomia como processo; estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e forças pessoais; reflexões sobre a autonomia e bem-estar no contexto do Ensino Superior; desenvolvimento de atividades com foco em autonomia.
Tipo de disciplina: Optativa.
Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.
Período de oferta: De 03 de dezembro de 2025 a 11 de fevereiro de 2026 (encontros síncronos presenciais e atividades assíncronas via recurso digital a ser informado).
Dias e horários dos encontros: quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h, presencialmente, sendo nos seguintes dias de Dezembro/2025 (03, 05, 10, 12, 17 e 19), de Janeiro/2026 (14, 16, 21, 23, 28 e 30) e de Fevereiro/2026 (04, 06 e 11).
Metodologias de Avaliação e Validação de processos e produtos educacionais
Docentes responsáveis: Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira.
Ementa: Desenvolver competências metodológicas para avaliar criticamente processos e produtos educacionais inovadores visando a sua validação e implementação. Entre os assuntos a serem estudados estão: pesquisa e produto educacional nos programas profissionais; subsídios teóricos e práticos para compreensão e realização das fases de análise de processos e/ou produtos educacionais (avaliação, verificação, testagem e validação); critérios e procedimentos para análise de processos e produtos educacionais que envolvem metodologias qualitativas e/ou quantitativas; planejamento das etapas e estratégias de análise de produtos e/ou processos educacionais.
Tipo de disciplina: Obrigatória (para estudantes de Doutorado Profissional) e Optativa (para discentes de Mestrado Profissional).
Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.
Período de oferta: De 17 de setembro a 17 de dezembro de 2025 (encontros síncronos presenciais e atividades assíncronas via recurso digital a ser informado).
Dia e horário dos encontros: quartas-feiras, das 14h às 18h, presencialmente, sendo nos seguintes dias de Setembro/2025 (17 e 24), de Outubro/2025 (01, 08, 15, 22 e 29), de Novembro/2025 (05 e 26) e de Dezembro/2025 (03, 10 e 17). IMPORTANTE! No período de realização da COP 30, a disciplina terá atividades totalmente à distância, conforme orientações a serem detalhadas pelo docente responsável.
Oficina Pedagógica “Estratégias para acessibilidade e inclusão de processos e produtos educacionais”
Docente responsável: Suzana Cunha Lopes.
Ementa: Discutir os conceitos de Acessibilidade e Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, assim como os potenciais e desafios para a elaboração de processos e produtos educacionais acessíveis na área de Ensino. Conhecer normas técnicas e aplicar estratégias comunicacionais e tecnológicas para concepção e elaboração de processos e produtos educacionais acessíveis, a partir do Design Universal e outras metodologias de ensino-aprendizagem. Entre as atividades a serem realizadas estão rodas de conversa e oficinas para a concepção e elaboração de recursos pedagógicos e tecnológicos acessíveis.
Tipo de disciplina: Optativa.
Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.
Período de oferta: De 25 de setembro a 18 de dezembro de 2025(encontros síncronos presenciais e atividades assíncronas via recurso digital a ser informado).
Dia e horários dos encontros: quintas-feiras, das 9h às 13h, presencialmente, sendo nos seguintes dias de Setembro/2025 (25), de Outubro/2025 (02, 09, 16, 23 e 30), de Novembro/2025 (27) e de Dezembro/2025 (04, 11 e 18). IMPORTANTE! No período de realização da COP 30, a disciplina terá atividades totalmente à distância, conforme orientações a serem detalhadas pela docente responsável.
Oficina Pedagógica “Mão-na-massa para o Exame de Qualificação”
Docente responsável: Fernanda Chocron Miranda.
Ementa: Oferecer aos discentes subsídios teóricos e práticos para a compreensão do Relatório de Qualificação do PPGCIMES e para o desenvolvimento de uma proposta de pesquisa e de produto/processo educacional no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino”. Para tanto, serão exercitadas técnicas de escrita favoráveis aos processos de definição de problema e questão-foco, de objetivos, e de realização de diagnóstico situacional do contexto de pesquisa, estas diretamente articuladas à proposta de projeto de cada discente participante.
Tipo de disciplina: Optativa (apenas para discentes de Mestrado Profissional).
Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.
Período de oferta: De 13 de janeiro a 24 de fevereiro de 2026 (com encontros síncronos presenciais e atividades assíncronas por recurso digital a ser informado pela docente responsável).
Dia e horários dos encontros:
- Terça-feira, 13 de janeiro de 2026, das 9h às 13h e das 14h30 às 17h30, presencialmente.
- Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, das 9h às 13h e das 14h30 às 17h30, presencialmente.
- Terça-feira, 20 de janeiro de 2026, das 9h às 13h e das 14h30 às 17h30, presencialmente.
- Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, das 9h às 13h, presencialmente.
- Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, das 9h às 13h, presencialmente.
- Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026, das 9h às 13h, e das 14h30 às 17h30, presencialmente.
Oficina Pedagógica “Pesquisa Narrativa no Ensino Superior: abordagens teórico-metodológicas”
Docente responsável: Elizabeth Orofino Lucio.
Ementa: A pesquisa narrativa é uma proposta acadêmica formativa voltada a discutir e compreender a pesquisa narrativa como epistemologia, identificando e debatendo, coletivamente o uso das narrativas em pesquisas que as tomem como foco central nos/dos processos de formação em diferentes espaços e tempos educativos. Partimos do entendimento de que a Pesquisa Narrativa é um modo de compreender o que se passa nos cotidianos pesquisados e permite perceber o quanto a formação é um processo de auto-formAÇÃO (LUCIO,2016) contínuo. Com isso, ela pode superar explicações abstratas sobre o que se pesquisa, substituindo-as por modos de compreensão das complexas redes de práticas, conhecimentos e valores que operam em diferentes lócus de pesquisa. Desse modo, a proposta da disciplina é fomentar a identificação e o debate, coletivamente, de diferentes abordagens na Pesquisa Narrativa em uma Rede de pesquisadores educadores.
Tipo de disciplina: Optativa.
Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.
Período de oferta: De 26 de janeiro a 07 de fevereiro de 2026 (com encontros síncronos presenciais e atividades assíncronas por recurso digital a ser informado pela docente responsável).
Dia e horários dos encontros:
- Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, das 13h às 18h, presencialmente.
- Terça-feira, 27 de janeiro de 2026, das 13h às 18h, presencialmente.
- Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, das 13h às 18h, presencialmente.
- Quinta-feira, 28 de janeiro de 2026, das 13h às 18h, presencialmente.
- Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, das 13h às 18h, presencialmente.
-Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2026, das 13h às 18h, remotamente.
- Terça-feira, 4 de fevereiro de 2026, das 13h às 18h, remotamente.
- Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2026, das 13h às 18h, remotamente.
- Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2026, das 13h às 18h, remotamente.
- Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2026, das 13h às 18h, remotamente.
Práticas investigativas da Linha de Pesquisa 1 - Estratégias criativas e inovadoras para ensinar e aprender no Ensino Superior (ECRIE)
Docentes responsáveis: Márcio Lima do Nascimento e docente a confirmar.
Ementa: Promover a discussão sobre práticas investigativas a aderentes aos projetos de tese dos doutorandos da Linha 1 do PPGCIMES, visando oferecer subsídios para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas que levarão ao desenvolvimento do processo/produto educacional. As discussões envolverão temas relevantes aos objetos de pesquisa dos doutorandos, em consonância com os objetivos da Linha de Pesquisa. Os conteúdos são elencados pelos componentes do grupo (doutorandos e docentes) a cada início de disciplina, considerando a Linha de Pesquisa a que se vinculam.
Tipo de disciplina: Obrigatória (apenas para estudantes de Doutorado Profissional vinculados à LP 1).
Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.
Período de oferta: De 17 de outubro de 2025 a 12 de fevereiro de 2026 (encontros síncronos presenciais e atividades assíncronas via recurso digital a ser informado).
Dias e horários dos encontros: terças, quintas ou sextas-feiras, de 9h às 13h, presencialmente, sendo nos seguintes dias de Outubro/2025 (17, 24 e 31), de Novembro/2025 (28), de Dezembro/2025 (02, 09 e 16), de Janeiro/2026 (15, 22 e 29) e de Fevereiro/2026 (05 e 12). IMPORTANTE! No período de realização da COP 30, a disciplina terá atividades totalmente à distância, conforme orientações a serem detalhadas pelos docentes responsáveis.
Práticas investigativas da Linha de Pesquisa 2 - Ações formativas ampliadas no Ensino Superior (AMPLIE)
Docentes responsáveis: Ronaldo de Oliveira Rodrigues e Suzana Cunha Lopes.
Ementa: Promover a discussão sobre práticas investigativas a aderentes aos projetos de tese dos doutorandos da Linha 2 do PPGCIMES, visando oferecer subsídios para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas que levarão ao desenvolvimento do processo/produto educacional. As discussões envolverão temas relevantes aos objetos de pesquisa dos doutorandos, em consonância com os objetivos da Linha de Pesquisa. Os conteúdos são elencados pelos componentes do grupo (doutorandos e docentes) a cada início de disciplina, considerando a Linha de Pesquisa a que se vinculam.
Tipo de disciplina: Obrigatória (apenas para estudantes de Doutorado Profissional vinculados à LP 2).
Período de oferta: De 17 de outubro de 2025 a 12 de fevereiro de 2026 (encontros síncronos presenciais e atividades assíncronas via recurso digital a ser informado).
Dias e horários dos encontros: terças, quintas ou sextas-feiras, de 9h às 13h, presencialmente, sendo nos seguintes dias de Outubro/2025 (17, 24 e 31), de Novembro/2025 (28), de Dezembro/2025 (02, 09 e 16), de Janeiro/2026 (15, 22 e 29) e de Fevereiro/2026 (05 e 12). IMPORTANTE! No período de realização da COP 30, a disciplina terá atividades totalmente à distância, conforme orientações a serem detalhadas pelos docentes responsáveis.
A versão preeliminar do calendário dos encontros síncronos presenciais e remotos de todas as componentes acima descritas está disponível na aba de "Agenda" do site do PPGCIMES.