O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) é uma sub-unidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desde maio de 2017, oferece o curso de Mestrado Profissional em Ensino e, em julho de 2024, aprovou o curso de Doutorado Profissional em Ensino, que iniciará suas atividades tão logo seja emitida portaria pelo Ministério da Educação (MEC).
O objetivo do Programa é promover o ensino e a pesquisa de qualidade, em nível de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino, buscando auxiliar na superação dos desafios impostos ao ensinar e aprender nas diversas instâncias formativas de nível superior. Para isso, o Programa desenvolve atividades voltadas à formação de recursos humanos qualificados para desenvolver pesquisa aplicada na Área de Ensino, com competências para identificar necessidades educacionais, em contextos formais e não-formais de Ensino Superior, articular reflexões teórico-práticas e, a partir disso, subsidiar a concepção, a avaliação e a implementação de produtos, processos e metodologias criativas e inovadoras que favoreçam melhorias do Ensino Superior da Região Amazônica.
Para isso, se estrutura a partir da Área de Concentração em Metodologias de Ensino-Aprendizagem e possui duas Linhas de Pesquisa, atuando de maneira integrada: Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES) e Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE). Com essa perspectiva, o desenho do curso se constitui a partir de movimentos multi e interdisciplinares, característica da Área de Ensino e, portanto, domínio naturalmente escolhido para ancorar esta proposta.
Com a abertura do curso de Doutorado Profissional, em 2025, novas Linhas de Pesquisa serão implementadas no Programa, a saber:
- Linha de Pesquisa 1 - Estratégias criativas e inovadoras para ensinar e aprender no Ensino Superior (ECRIE)
- Linha de Pesquisa 2 - Ações formativas ampliadas no Ensino Superior (AMPLIE)
Atualmente, o corpo docente é formado por uma equipe de 20 professores, sendo 16 permanentes e 4 colaboradores, a qual busca, junto aos discentes, realizar pesquisas aplicadas a produções de métodos, técnicas, recursos e práticas que possam configurar novas formas de ensinar e aprender nas diferentes modalidades (presencial, a distância, híbrida) e áreas de conhecimento.