Mestrado Profissional

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Criatividade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Compreender a criatividade como um processo inerente ao ser humano, enfatizando as diferentes perspectivas que a fundamentam como um processo diretamente relacionado ao contexto histórico, social, político e econômico. Entre os assuntos a serem estudados estão: criatividade e o processo de inovação: conceitos e princípios. Estágios do processo criativo. A criatividade e a geração de ideias inovadoras. Ferramentas/Métodos de criatividade. Solução criativa de problemas: análise, desenvolvimento de soluções e implementação. Cognição e criatividade.

 

Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Refletir, discutir e aplicar métodos e técnicas inovadoras de ensino-aprendizagem. Entre os assuntos a serem estudados estão: metodologias Ativas. Aula invertida. Aprendizagem baseada em problemas e projetos. Aprendizagem por pares. Recursos pedagógicos com ênfase no ensino e aprendizagem criativos. Recursos tecnológicos. Recursos tecnológicos com ênfase no ensino e aprendizagem.

 

2. Disciplinas optativas

 

Arte e Matemática (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Explorar e utilizar conceitos, técnicas e procedimentos matemáticos em produções artísticas para promover um diálogo interdisciplinar entre a Matemática e Arte e a articulação entre conhecimentos matemáticos e criatividade. Entre os assuntos a serem estudados estão: Apurando o olhar: Matemática e Arte. Geometria Fractal com Arte. Curvas com Arte. Superfícies com Arte.

 

Criatividade em Sala de Aula (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Refletir sobre a possibilidade de ensinar de forma criativa e explorar métodos e recursos pedagógicos, em diferentes linguagens, na elaboração de aulas criativas para potencializar as múltiplas inteligências dos alunos. Entre os assuntos a serem estudados estão: Mapas mentais e conceituais. Aulas criativas lógico-matemáticas. Resolução de problemas. Softwares educativos. Aulas criativas midiáticas. Aulas criativas artísticas.

 

Desenvolvimento de Produtos Educacionais para Tecnologia Assistiva (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolver competências para o ensino e aprendizagem orientadas para o uso e desenvolvimento de tecnologia eletrônica, TIC e software para auxiliarem pessoas com necessidades especiais, tornando os ambientes mais acessíveis. Entre os assuntos a serem estudados estão: aspectos teóricos e práticos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, incapacidades ou mobilidade reduzida, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social no espaço urbano. Microcontroladores. Desenvolvimento de firmware. Sensores. Comunicação de dados. Programação em dispositivos móveis.

 

Metodologia de Validação de Processos e Produtos Educacionais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolver competências metodológicas para avaliar criticamente processos e produtos educacionais inovadores visando a sua validação. Entre os assuntos a serem estudados estão: Avaliação e validação de processos e produtos educacionais. Critérios para avaliação de processos e produtos educacionais inovadores. Metodologias qualitativas de avaliação. Metodologias quantitativas de avaliação. Planejamento e desenvolvimento de pesquisas de avaliação de inovação.

 

Metodologia do Ensino Online (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Entre os assuntos a serem estudados estão: Sociedade, Tecnologia e Educação. O papel do professor e do estudante em contextos de aprendizagem online. Metodologias de ensino. Aprendizagem eletrônica. Planejamento de disciplina online.

 

Oficinas Pedagógicas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolver objetos de aprendizagem que utilizem de recursos pedagógicos e tecnológicos inovadores que culminem em produtos e/ou processos que visem a facilitar a aprendizagem no nível superior. Entre as atividades a serem realizadas estão: realizar oficinas que ilustrem o uso de recursos pedagógicos e tecnológicos inovadores. Desenvolver produtos e/ou processos para o desenvolvimento e atualização de disciplinas no ensino superior.

 

Planejamento e Produção de Materiais Educacionais Multimidiáticos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conceber, planejar e produzir materiais educacionais multimidiáticos. Entre os assuntos a serem estudados estão: materiais, produtos e processos educacionais em diferentes e múltiplas linguagens midiáticas. Potencialidades da midiatização e da convergência de mídias na educação. Planejamento e design didático. Planejamento e produção de materiais em linguagens midiáticas e multimídia.

 

Professor Criativo (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Discutir a criatividade do professor no ensino-aprendizagem e suas formas de estimular o comportamento criativo dos alunos a partir de ações inovadoras. Entre os assuntos a serem estudados estão: definições de criação, inovação e criatividade no ensino-aprendizagem. Abordagens distintas sobre professor criativo. Competências e habilidades de um professor criativo. Os processos criativos. Desenvolvimento e a aplicação prática de técnicas criativas. Bloqueios e Desbloqueadores. Técnicas de geração de ideias.

 

Resolução de Problemas Usando Métodos Analíticos e/ou Computacionais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Utilizar as diversas potencialidades de métodos analíticos e/ou numéricos e softwares educativos na resolução de problemas. Entre os assuntos a serem estudados estão: Números reais especiais. Amigos novos e antigos. O problema do pombo-correio. Dinâmica das células cancerígenas. Equação do calor unidimensional. Construção de Instrumentos. A pose de Frida. O problema da Braquistócrona. Arte Anamórfica. Fazendo arte com a faixa de Möbius.

 

Sociedade, Educação e Inovação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Compreender a dinâmica relacional entre sociedade, tecnologia, educação e inovação. Entre os assuntos a serem estudados estão: sociedade, tecnologia, inovação e a cultura digital. Processos tecnológicos e o papel da inovação na sociedade. Modelos organizacionais para inovação em diferentes sociedades. Inovação e transformação social e educacional.