Doutorado Profissional em Ensino
1. Disciplinas obrigatórias
Bases teórico-metodológicas e tendências da pesquisa em Ensino (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Apresentar as principais matrizes teórico-epistemológicas que orientam a formação de pesquisadores na área de Ensino, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Discutir e identificar as diretrizes teóricas para a concepção de produtos e processos educacionais inovadores e criativos, bem como reconhecer as tendências da área. Entre os assuntos a serem estudados estão: conceitos de pesquisa aplicada, abordagens metodológicas da pesquisa em ensino, ambiências e contextos de ensino-aprendizagem formais, não-formais e informais, abordagens experimentais diversas, entre outros.
Criatividade (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Compreender a criatividade como um processo inerente ao ser humano, enfatizando as diferentes perspectivas que a fundamentam como um processo diretamente relacionado ao contexto histórico, social, político e econômico. Entre os assuntos a serem estudados estão: criatividade e o processo de inovação: conceitos e princípios. Estágios do processo criativo. A criatividade e a geração de ideias inovadoras. Ferramentas/Métodos de criatividade. Solução criativa de problemas: análise, desenvolvimento de soluções e implementação. Cognição e criatividade.
Metodologias de Avaliação e Validação de processos e produtos educacionais (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Esta disciplina visa desenvolver competências metodológicas para avaliar criticamente processos e produtos educacionais inovadores visando a sua validação e implementação. Entre os assuntos a serem estudados estão: pesquisa e produto educacional nos programas profissionais; subsídios teóricos e práticos para compreensão e realização das fases de análise de processos e/ou produtos educacionais (avaliação, verificação, testagem e validação); critérios e procedimentos para análise de processos e produtos educacionais que envolvem metodologias qualitativas e/ou quantitativas; planejamento das etapas e estratégias de análise de produtos e/ou processos educacionais.
Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Refletir, discutir e aplicar métodos e técnicas inovadoras de ensino-aprendizagem. Entre os assuntos a serem estudados estão: metodologias Ativas. Aula invertida. Aprendizagem baseada em problemas e projetos. Aprendizagem por pares. Recursos pedagógicos com ênfase no ensino e aprendizagem criativos. Recursos tecnológicos. Recursos tecnológicos com ênfase no ensino e aprendizagem.
Práticas investigativas da Linha de Pesquisa 1 - Estratégias criativas e inovadoras para ensinar e aprender no Ensino Superior (ECRIE) (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A disciplina se propõe a promover a discussão sobre práticas investigativas a aderentes aos projetos de tese dos doutorandos da Linha 1 do PPGCIMES, visando oferecer subsídios para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas que levarão ao desenvolvimento do processo/produto educacional. As discussões envolverão temas relevantes aos objetos de pesquisa dos doutorandos, em consonância com os objetivos da Linha de Pesquisa. Os conteúdos são elencados pelos componentes do grupo (doutorandos e docentes) a cada início de disciplina, considerando a Linha de Pesquisa a que se vinculam.
Práticas investigativas da Linha de Pesquisa 2 - Ações formativas ampliadas no Ensino Superior (AMPLIE) (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A disciplina se propõe a promover a discussão sobre práticas investigativas a aderentes aos projetos de tese dos doutorandos da Linha 2 do PPGCIMES, visando oferecer subsídios para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas que levarão ao desenvolvimento do processo/produto educacional. As discussões envolverão temas relevantes aos objetos de pesquisa dos doutorandos, em consonância com os objetivos da Linha de Pesquisa. Os conteúdos são elencados pelos componentes do grupo (doutorandos e docentes) a cada início de disciplina, considerando a Linha de Pesquisa a que se vinculam.
2. Disciplinas optativas - em breve
3. Atividades programadas
Fórum de Práticas Investigativas (1 crédito, 15 horas)
Ementa: Esta é uma atividade a ser programada pela Coordenação do Programa, , de caráter obrigatório, com a finalidade de ser um espaço de troca e de compartilhamento do andamento da pesquisa de doutoramento dos discentes. Cada doutorando deverá apresentar o estágio em que se encontra a sua pesquisa, a partir das contribuições da disciplina Práticas Investigativas de cada Linha. A atividade será aberta para a participação de mestrandos, configurando-se como uma oportunidade rica para interlocução entre mestrandos e doutorandos. Esta atividade está prevista para o final do segundo semestre letivo do curso.
Seminário de Tese e Pesquisa Aplicada I (1 crédito, 15 horas)
Ementa: Atividade programada, de caráter obrigatório, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento da pesquisa e do produto/processo educacional dos doutorandos e apresentar contribuições para subsidiar o andamento da pesquisa. A partir do acompanhamento do orientador, o doutorando deverá elaborar a primeira versão do seu projeto de tese, que será submetido a uma Comissão Examinadora, composta por um doutorando, um docente credenciado no Curso e um doutor, externo, a serem convidados pelo orientador. A Comissão Examinadora poderá sugerir encaminhamentos para a realização da pesquisa e do produto/processo educacional, colaborando com o prosseguimento do trabalho. O projeto deverá conter até 30 páginas incluindo introdução (motivação, questão-foco e objetivos da pesquisa), contextualização da realidade educacional para a qual o produto/processo será desenvolvido, breve descritivo da proposta de produto/processo educacional, discussão conceitual inicial, metodologia, cronograma e referências. Esta atividade acadêmica está prevista para o 3º semestre do curso.
Seminário de Tese e Pesquisa Aplicada II (1 crédito, 15 horas)
Ementa: Atividade programada, de caráter obrigatório, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento da pesquisa e do produto/processo educacional dos doutorandos e apresentar contribuições para subsidiar o andamento da pesquisa. A partir do acompanhamento do orientador, o doutorando deverá elaborar uma versão mais avançada do seu projeto de tese, que será submetido a uma Comissão Examinadora, composta por um doutorando, um docente credenciado no Curso e um doutor, externo, a serem convidados pelo orientador. A Comissão Examinadora poderá sugerir encaminhamentos para a realização da pesquisa e do produto/processo educacional, colaborando com no prosseguimento do trabalho. O projeto deverá conter até 70 páginas incluindo introdução (motivação, questão-foco e objetivos da pesquisa), diagnóstico da realidade educacional para a qual o produto/processo será desenvolvido, protótipo do produto/processo educacional, fundamentação teórica, metodologia da pesquisa (incluindo planejamento da primeira etapa de validação do produto/processo educacional), cronograma e referências. Esta atividade está prevista para o 5º semestre do curso.
Workhop Propriedade Intelectual, Ética e Inovação (1 crédito, 15 horas)
Ementa: Esta é uma atividade a ser programada pela Coordenação do Programa logo no início do curso, de caráter obrigatório, com a finalidade de ser um espaço para discussões e orientações sobre conduta ética e responsável na pesquisa, organizada na forma de palestras e atividades assíncronas. Entre os temas a serem abordados estão: plágio acadêmico, propriedade intelectual e direitos autorais, proteção e registro de marcas, patentes, violação e suas implicações no âmbito acadêmico e mercado, atividade inventiva, transferência de tecnologia e comitês de ética em pesquisa. A Coordenação do Programa ficará responsável por convidar profissionais para conduzir essa atividade.
Mestrado Profissional em Ensino
1. Disciplinas obrigatórias
Criatividade (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Compreender a criatividade como um processo inerente ao ser humano, enfatizando as diferentes perspectivas que a fundamentam como um processo diretamente relacionado ao contexto histórico, social, político e econômico. Entre os assuntos a serem estudados estão: criatividade e o processo de inovação: conceitos e princípios. Estágios do processo criativo. A criatividade e a geração de ideias inovadoras. Ferramentas/Métodos de criatividade. Solução criativa de problemas: análise, desenvolvimento de soluções e implementação. Cognição e criatividade.
Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Refletir, discutir e aplicar métodos e técnicas inovadoras de ensino-aprendizagem. Entre os assuntos a serem estudados estão: metodologias Ativas. Aula invertida. Aprendizagem baseada em problemas e projetos. Aprendizagem por pares. Recursos pedagógicos com ênfase no ensino e aprendizagem criativos. Recursos tecnológicos. Recursos tecnológicos com ênfase no ensino e aprendizagem.
2. Disciplinas optativas
Arte e Matemática (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Explorar e utilizar conceitos, técnicas e procedimentos matemáticos em produções artísticas para promover um diálogo interdisciplinar entre a Matemática e Arte e a articulação entre conhecimentos matemáticos e criatividade. Entre os assuntos a serem estudados estão: Apurando o olhar: Matemática e Arte. Geometria Fractal com Arte. Curvas com Arte. Superfícies com Arte.
Criatividade em Sala de Aula (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Refletir sobre a possibilidade de ensinar de forma criativa e explorar métodos e recursos pedagógicos, em diferentes linguagens, na elaboração de aulas criativas para potencializar as múltiplas inteligências dos alunos. Entre os assuntos a serem estudados estão: Mapas mentais e conceituais. Aulas criativas lógico-matemáticas. Resolução de problemas. Softwares educativos. Aulas criativas midiáticas. Aulas criativas artísticas.
Desenvolvimento de Produtos Educacionais para Tecnologia Assistiva (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Desenvolver competências para o ensino e aprendizagem orientadas para o uso e desenvolvimento de tecnologia eletrônica, TIC e software para auxiliarem pessoas com necessidades especiais, tornando os ambientes mais acessíveis. Entre os assuntos a serem estudados estão: aspectos teóricos e práticos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, incapacidades ou mobilidade reduzida, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social no espaço urbano. Microcontroladores. Desenvolvimento de firmware. Sensores. Comunicação de dados. Programação em dispositivos móveis.
Metodologia de Validação de Processos e Produtos Educacionais (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Desenvolver competências metodológicas para avaliar criticamente processos e produtos educacionais inovadores visando a sua validação. Entre os assuntos a serem estudados estão: Avaliação e validação de processos e produtos educacionais. Critérios para avaliação de processos e produtos educacionais inovadores. Metodologias qualitativas de avaliação. Metodologias quantitativas de avaliação. Planejamento e desenvolvimento de pesquisas de avaliação de inovação.
Metodologia do Ensino Online (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Entre os assuntos a serem estudados estão: Sociedade, Tecnologia e Educação. O papel do professor e do estudante em contextos de aprendizagem online. Metodologias de ensino. Aprendizagem eletrônica. Planejamento de disciplina online.
Oficinas Pedagógicas (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Desenvolver objetos de aprendizagem que utilizem de recursos pedagógicos e tecnológicos inovadores que culminem em produtos e/ou processos que visem a facilitar a aprendizagem no nível superior. Entre as atividades a serem realizadas estão: realizar oficinas que ilustrem o uso de recursos pedagógicos e tecnológicos inovadores. Desenvolver produtos e/ou processos para o desenvolvimento e atualização de disciplinas no ensino superior.
Planejamento e Produção de Materiais Educacionais Multimidiáticos (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Conceber, planejar e produzir materiais educacionais multimidiáticos. Entre os assuntos a serem estudados estão: materiais, produtos e processos educacionais em diferentes e múltiplas linguagens midiáticas. Potencialidades da midiatização e da convergência de mídias na educação. Planejamento e design didático. Planejamento e produção de materiais em linguagens midiáticas e multimídia.
Professor Criativo (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Discutir a criatividade do professor no ensino-aprendizagem e suas formas de estimular o comportamento criativo dos alunos a partir de ações inovadoras. Entre os assuntos a serem estudados estão: definições de criação, inovação e criatividade no ensino-aprendizagem. Abordagens distintas sobre professor criativo. Competências e habilidades de um professor criativo. Os processos criativos. Desenvolvimento e a aplicação prática de técnicas criativas. Bloqueios e Desbloqueadores. Técnicas de geração de ideias.
Resolução de Problemas Usando Métodos Analíticos e/ou Computacionais (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Utilizar as diversas potencialidades de métodos analíticos e/ou numéricos e softwares educativos na resolução de problemas. Entre os assuntos a serem estudados estão: Números reais especiais. Amigos novos e antigos. O problema do pombo-correio. Dinâmica das células cancerígenas. Equação do calor unidimensional. Construção de Instrumentos. A pose de Frida. O problema da Braquistócrona. Arte Anamórfica. Fazendo arte com a faixa de Möbius.
Sociedade, Educação e Inovação (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Compreender a dinâmica relacional entre sociedade, tecnologia, educação e inovação. Entre os assuntos a serem estudados estão: sociedade, tecnologia, inovação e a cultura digital. Processos tecnológicos e o papel da inovação na sociedade. Modelos organizacionais para inovação em diferentes sociedades. Inovação e transformação social e educacional.