Editora da Assessoria de Educação a Distância (EditAEDi)
A Editora da Assessoria de Educação a Distância (EditAEDi) é parte integrante da AEDI, com a finalidade de editar obras de natureza acadêmica, apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão, norteada pelo critério de qualidade. Tem como objetivo principal editar, publicar e divulgar a produção científica da Universidade, preferencialmente sobre temas da educação a distância, de caráter técnico, didático-científico e cultural, sob o formato digital, preferencialmente e-books. Desde seu lançamento, já disponibilizou o total de 32 e-books, nas áreas de Letras, Química, Matemática, Ciências Sociais entre outras, disponíveis em catálogo para visualização online e download.
Biblioteca de objetos matemáticos
[Balancinho]
A Biblioteca de Objetos Matemáticos, da Universidade Federal do Pará (UFPA), é um projeto de pesquisa desenvolvido desde o ano de 2012, coordenado pelo docente do Programa, Prof. Marcio Nascimento, com o objetivo de constituir um repositório de objetos concretos, vídeos, animações e jogos, visando à aproximação entre a Matemática e os estudantes das escolas de ensino fundamental, médio e superior do estado do Pará. O desenvolvimento do projeto já tem como resultados a disponibilização de conteúdos para o ensino-aprendizagem de Matemática comum aos planos de ensino das licenciaturas e das engenharias. São objetos de aprendizagem concebidos e desenvolvidos a partir de conceitos matemáticos que congregam o lúdico e o belo, sem prescindir do rigor e profundidade necessários às reflexões da área da Matemática. O projeto já realizou visita a escolas para testagem dos produtos e processos, vídeos instrucionais a respeito de objetos matemáticos e um site como repositório da produção. Na fase atual, trabalha com elaboração de instrumentos de avaliação e testagem da produção.
Biblioteca de Objetos Matemáticos: Curva da Braquistócrona
Banco de questões de cálculo
Com o objetivo de buscar soluções criativas e inovadoras que estimulem o interesse do aluno pela aprendizagem da disciplina de Cálculo e pela recuperação de eventuais falhas na formação, foi desenvolvido um projeto, coordenado pela Profa. Cristina Vaz, docente do PPGCIMES, que pretendeu criar, gerenciar e disponibilizar uma biblioteca virtual especializada em Cálculo Diferencial e Integral com a finalidade de estimular práticas de auto-estudo com mediação de atividades dirigidas e possibilitar uma aprendizagem ativa no âmbito desta disciplina. Para isso, foram desenvolvidos um banco de questões, e-books, vídeos e módulos didáticos em aplicativos matemáticos. Atividades como elaboração de provas, testes, simulados e listas de exercícios serão automatizadas, fornecendo aos professores e tutores um sistema de apoio as suas atividades, e aos alunos um espaço de resolução de exercícios e acompanhamento permanente de seu desempenho. Inicialmente, está prevista a elaboração de 600 questões por professores de Matemática com experiência em EaD e com o uso de TICs. No banco haverá um sistema aberto para submissão de questões, o que permitirá sua expansão de modo colaborativo. Para alimentação da biblioteca também serão disponibilizados cadernos de exercícios de Cálculo no formato e-book e um conjunto de videoaulas de Cálculo I. Espera-se que a biblioteca estimule a aprendizagem ativa do aluno em Cálculo, incentivando nele a autonomia, o que terá impacto nos índices de reprovação e desistência desta disciplina. Da mesma forma, a expectativa é que esse ambiente se torne fonte de pesquisa entre professores e tutores que atuam em diferentes níveis de formação e espaço para colaboração e produção coletiva.
Os cadernos de exercícios já produzidos estão disponíveis no catálogo da EditAEDi.
Geociclos – Geociências no Cotidiano
O programa audiovisual de divulgação científica “Geociclos: O Museu de Geociências da UFPA e os minerais em nosso cotidiano”, realizado pelo grupo de trabalho atuante no PPGCIMES, integra um seriado sobre os grupos de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia (GEOCIAM) voltado à apresentação os conhecimentos na área presentes no cotidiano das pessoas, especialmente de crianças e jovens em idade escolar. O vídeo apresenta o Museu de Geociências da Universidade Federal do Pará como espaço de produção de conhecimento científico em diálogo com a comunidade. São apresentados exemplos de como nos relacionamos em nosso dia a dia com alguns bens minerais estudados pela Geologia e encontrados em abundância na região amazônica, como o minério de ferro, o ouro, o manganês, entre outros.
Capacitação Moodle
Fomentado por meio do Edital no. 015/2010 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o projeto “Capacitação de Multiplicadores na Plataforma Moodle” foi um dos cinco sub-projetos que compuseram o projeto “Institucionalização das Tecnologias de Informação e Comunicação na UFPA”, que se dedicou, ao longo de 18 meses, à concepção e produção de material didático na linguagem audiovisual para a capacitação de usuários da plataforma, atuando na formação de recursos humanos, em especial professores da UFPA, para o uso pedagógico do Moodle na educação presencial e a distância. Foram desenvolvidos oito vídeos sobre o uso das principais ferramentas do Moodle, com duração de 5 a 10 minutos, em que são destacados o potencial pedagógico de cada ferramenta e exemplos de aplicações na sala de aula virtual. Além destes, outros vídeos com depoimentos de professores, tutores e alunos também foram desenvolvidos, relatando a experiência destes com o uso da plataforma.
Série de vídeos “Conceitos Fundamentais da Termodinâmica”
O grupo de trabalho do PPGCIMES foi responsável pelo desenvolvimento da série de vídeos “Conceitos Fundamentais da Termodinâmica”, que apresenta, em três episódios, gravados com legendas em inglês e espanhol, os conceitos fundamentais para a compreensão e estudo da Termodinâmica, entre os quais estão conceitos de Energia, Trabalho, Calor, e a definição da 1ª Lei da Termodinâmica. Os vídeos são constituídos a partir de animações em 2D e 3D, que estimulam a visualização e compreensão dos conceitos pelos alunos. A concepção, em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, é do professor Dr. Waldinei Monteiro, que também apresenta a série, a qual pode ser conferida na íntegra aqui.
Repositório UFPA Multimídia
Desenvolvido pela Assessoria de Educação a Distância, o Repositório UFPA Multimídia reúne conteúdos midiáticos produzidos no âmbito da UFPA. Trata-se de repositório de acesso aberto, desenvolvido no DSpace, para o gerenciamento da informação científica que visa deixar disponível a produção desenvolvida no âmbito da Instituição em várias linguagens (vídeo, áudio, foto, animação, jogos, entre outros), diferente de outros repositórios de acesso aberto que se dedicam a acervos bibliográficos. A plataforma foi desenvolvida pela por meio do subprojeto “Implementação de Plataforma Virtual Multimídia para Ensino e Aprendizado na Graduação”, uma das cinco ações do projeto “Institucionalização das Tecnologias de Informação e Comunicação na UFPA”, que recebeu fomento de edital nº 015/2010 da CAPES, direcionado ao fomento do uso das TICs nos cursos de graduação das IES brasileiras. Hoje, o ambiente já possui mais de 600 itens catalogados, dos quais 65 foram produzidos.
Projeto Newton
O Projeto Newton é uma iniciativa da UFPA que visa (res)significar o ensino de Cálculo na Instituição, considerando as novas gerações que entram na Universidade conectadas aos meios digitais e multimídia, além de atuar fortemente para diminuição do alto índice de retenção dos estudantes nas disciplinas de Cálculo (cerca de 70%). Esse projeto de ensino de Cálculo 1 e 2, criado em 2013, pela Reitoria da UFPA em parceria com a Assessoria de Educação a Distância (AEDi), o Instituto de Tecnologia e o Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA já atendeu, desde o seu início, a mais de seis mil estudantes de graduação que estão cursando ou cursaram essas disciplinas nos cursos de Engenharia do Instituto de Tecnologia (Biomédica, Civil, da Computação, de Alimentos, de Telecomunicações, Elétrica, Mecânica, Ferroviária, Naval, Química, e Sanitária e Ambiental) e nos cursos de Matemática, Física e Química, Estatística, Química Industrial do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, entre outros, como Biotecnologia, Geologia e Oceanografia. A proposta é, além das aulas presenciais, investir em diversas estratégias educacionais e comunicacionais na construção de um ambiente ampliado e estendido de estudos diferenciado pelo uso das TICs, tendo o estudante como agente principal do processo. Assim, configuram esse ambiente ampliado e estendido é configurado por: (a) salas de aulas interligadas e interativas onde ocorrem as aulas ministradas pelo professor, de forma síncrona, para cerca de 630 alunos de diferentes cursos de graduação de forma presencial e transmitidas ao vivo online (www.portal.ufpa.br); (b) encontros presenciais uma vez por semana com monitores para resolução de exercícios em grupos menores; (c) espaços de estudos individualizados e em grupo; (d) plantões de dúvidas presenciais diários com a disponibilização de monitores para tirar dúvidas e/ou esclarecer conteúdos ministrados nas aulas; (e) salas de aula virtuais na Plataforma Moodle, (f) espaços de interação nas redes sociais e mídias móveis.
A UFPA e os Anos de Chumbo
Por meio de parceria com o projeto de pesquisa “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964- 1985)”, coordenado pela profa. Dra. Edilza Joana Oliveira Fontes, o grupo está realizando uma série de materiais audiovisuais para documentação, registro e divulgação das memórias de servidores, docentes e discentes da UFPA que, a partir de 1964, sofreram perseguições políticas, constrangimentos e violações dos seus direitos humanos. Assim, já foram filmados em estúdio e editados 47 depoimentos, produzidos 5 programetes de 5 minutos e um vídeo, todos disponibilizados para livre acesso no repositório institucional UFPA Multimídia. Também serão produzidos documentários e outros materiais midiáticos que registrem e visibilizem os resultados da pesquisa historiográfica em realização acerca desse período na Universidade.
Programa Anos de Chumbo e a UFPA – As Memórias do Golpe de 1964
Divulgação e popularização de políticas de assistência estudantil
A Assessoria de Educação a Distância atua no desenvolvimento de materiais audiovisuais para divulgação das ações da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (DAIE-PROEX), antiga Diretoria de Assistência e Integração Estudantil, a partir do Plano Nacional de Assistência Estudantil do Governo Federal. O material é todo concebido na perspectiva da inclusão e da acessibilidade, considerando a articulação do audiovisual com a LIBRAS e a Audiodescrição. Ao todo, estão sendo produzidos 20 programetes em animação, com a orientação para a participação de alunos em mais de 30 programas de auxílio à permanência e qualificação na formação universitária. Os três primeiros vídeos já estão disponíveis no repositório UFPA Multimídia, todos também em versão com audiodescrição:
Política de Assistência Estudantil da UFPA – Alimentação
Política de Assistência Estudantil da UFPA - Alimentação (Audiodescrição)
Política de Assistência Estudantil da UFPA - Auxílios Permanência
Política de Assistência Estudantil da UFPA - Auxílios Permanência (Audiodescrição)
Política de Assistência Estudantil da UFPA - Moradia Estudantil
Política de Assistência Estudantil da UFPA - Moradia Estudantil (Audiodescrição)
Divulgação de ações de ensino
O PPGCIMES produziu o total de 81 programetes de 90 minutos sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado do Pará (UEPA), veiculados em emissoras abertas de televisão e rádio e disponíveis em ambiente aberto na web.