Área de Concentração
O PPGCIMES tem como única Área de Concentração Metodologias de Ensino-Aprendizagem e buscará formar mestres aptos para conceber, desenvolver, testar e avaliar processos e produtos, explorando de forma criativa e inovadora diferentes recursos comunicacionais, educacionais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o propósito de fornecer soluções metodológicas factíveis para o ensino-aprendizagem na educação superior.
Linhas de Pesquisa
A área de concentração do Programa é sustentada a partir da produção oriunda de duas Linhas de Pesquisa (LP), a saber:
- Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES): orientada à incorporação de inovações metodológicas e tecnológicas na prática docente, enfatizando o uso de diversos métodos e técnicas: metodologias ativas, recursos pedagógicos e tecnológicos, de modo a potencializar a capacidade do futuro mestre em desenvolver metodologias inovadoras em sala de aula.
- Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE): voltada para conceber e desenvolver processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem, configurados a partir de demandas das diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, os recursos comunicacionais, educacionais e os das Tecnologias da Informação e Comunicação serão explorados na geração de soluções inovadoras e factíveis. Os processos e produtos desenvolvidos serão avaliados por pesquisas qualitativas e/ou quantitativas orientadas às testagens e validações das soluções.
Com a abertura do curso de Doutorado Profissional, prevista para 2025, novas Linhas de Pesquisa serão implementadas no Programa:
- Linha de Pesquisa 1 - Estratégias criativas e inovadoras para ensinar e aprender no Ensino Superior: orientada à concepção, ao desenvolvimento, à avaliação e à implementação de produtos e processos educacionais criativos e inovadores, a partir da identificação de necessidades reais de ensino-aprendizagem em contextos formais de Ensino Superior, com ênfase nas demandas das organizações educativas oficiais, suas modalidades de ensino, seus componentes curriculares e suas atividades formativas específicas e institucionalizadas, incluindo a formação de professores e o desenvolvimento de material didático instrucional e de tecnologias assistivas. Para tanto, devem ser articuladas metodologias e recursos pedagógicos e tecnológicos diversos, que favoreçam à prática docente e apoiem experiências de aprendizagem discente, de modo geral.
- Linha de Pesquisa 2 - Ações formativas ampliadas no Ensino Superior: voltada à concepção, ao desenvolvimento, à avaliação e à implementação de inovações tecnológicas e metodológicas, que promovam ações formativas ampliadas em contextos formais e não-formais de Ensino Superior, direcionadas ao aprendizado ao longo da vida, ao desenvolvimento de competências, à gestão universitária e à educação corporativa, à inclusão e à acessibilidade, à extensão e ao fomento à cultura e à saúde e à divulgação científico-tecnológica. Para isso, devem ser acionados recursos comunicacionais, educacionais e tecnológicos variados, para geração de soluções inovadoras e versáteis para adoção em ambiências diversas.