Fonte: Walter Pinto (texto), Alexandre de Moraes (imagem), Assessoria de Comunicação da UFPA. Jornal Beira do Rio, nº 164 (set./nov. 2022).

Um conjunto de cartas para discutir ciência. Esse foi o produto educacional criado por Suelen Miyuki Alves Guedes em sua dissertação de mestrado profissional, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da UFPA. A dissertação Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com discentes de graduação foi orientada pela professora Marianne Kogut Eliasquevici. O conjunto de cartas, fruto da dissertação, é denominado Ciência em Questão: diálogos com cartas. 

Nos próximos dias 22 e 23 de setembro de 2022, será realizada a Jornada Pedagógica de Inovação no Ensino Superior, evento que está sendo organizado pela Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP) do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Em sua primeira Avaliação Quadrienal da CAPES, relativa ao quadriênio 2017-2020, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) obteve a Nota 4, conforme resultado preliminar disponibilizado aos coordenadores de PPGs na Plataforma Sucupira, no último dia 02 de setembro de 2022, e liberado para ampla divulgação em 12 de setembro de 2022, via Ofício Circular n. 51/2022 da CAPES. 

A Nota 4 evidencia o reconhecimento da Área de Ensino (n. 46) no que tange ao potencial formativo do PPGCIMES em seus primeiros anos de atividades, e da sua capacidade de congregar produção científico-acadêmica com ações qualificadas de ensino e de diálogo com a sociedade. Este conceito também permite que o corpo docente do Programa inicie processos internos de avaliação e discussão a respeito da possibilidade de submeter uma proposta de Curso de Doutorado Profissional em Ensino, com autorização da CAPES.