O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoveram em parceria, nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, a Oficina “Teste e Validação de Produtos/ Processos Educacionais”, destinada aos discentes da primeira turma de Mestrado Profissional do PROFCIAMB. A programação foi realizada a partir das 9h, no Instituto de Geociências da UFPA.

A oficina, ministrada pelo grupo de pesquisadores do PPGCIMES e do PROFCIAMB, teve como objetivo auxiliar os discentes no planejamento, desenvolvimento e validação de seus projetos, além de fomentar a parceria, a troca de conhecimentos e promover o diálogo entre os Programas envolvidos com a oficina.

A oficina foi realizada em parceria pelo PPGCIMES e pelo PROFCIAMB-UFPA.

O coordenador do PROFCIAMB, Prof. Dr. José Eduardo Martinelli Filho, explicou que a iniciativa da oficina surgiu a partir do diálogo entre os dois Programas de Pós-Graduação, ambos os quais ofertam o curso de Mestrado Profissional. Nos encontros entre os Programas, foi destacada a importância de pensar a elaboração dos produtos/processos educacionais nos trabalhos de conclusão de curso dos discentes, considerando as necessidades de Mestrados Profissionais voltados para o contexto de ensino. Desta forma, os Programas buscaram convergir os seus esforços na concepção de uma oficina para os discentes.

“Esta é uma oportunidade de compartilhar com os alunos conhecimentos importantes para o desenvolvimento dos seus produtos e processos educacionais. Principalmente no que se refere à testagem e validação das produções”, destacou o professor.

As especificidades de um Mestrado Profissional com foco no ensino foram abordadas na oficina.

A oficina

A programação da oficina iniciou com a contextualização sobre o que é um Mestrado Profissional e no que ele se difere de cursos lato sensu (especialização) e Mestrados Acadêmicos. O Mestrado Profissional é uma modalidade de ensino stricto sensu voltada para a formação de profissionais, em diferentes áreas, levando em consideração a necessidade de gerar algum produto ou prática/processo que atue como solução para uma demanda específica da sociedade, em especial, oriunda do contexto de atuação profissional do discente.

Mestrados Profissionais inseridos na área de Ensino, como o PPGCIMES, ou em interface com essa área, como o PROFCIAMB, situado na Área de Ciências Ambientais, possuem como objetivo a formação de mestres que atuem na produção de conhecimento sobre e para espaços formais e não formais de ensino. Neste sentido, Mestrados com esse foco devem ter como fim dos trabalhos de conclusão de curso de seus discentes, a elaboração e utilização de um produto ou processo educacional que vise atender as demandas desse contexto de ensino.

 

Os alunos da primeira turma do PROFCIAMB realizaram atividade na qual tiveram que verificar, a partir de matriz de validação, a proposta de um produto ou processo educacional. 

Na oficina, foram apresentadas diversas possibilidades de produtos e processos educacionais, como vídeos, simulações, videoaulas, experimentos, protótipos educacionais, blogs, jogos, cartilhas, equipamentos, manuais, guias, livros didáticos, sequências didáticas, atividades de extensão, entre outros. A proposta foi mostrar aos participantes as diferentes possibilidades de produtos que podem ser gerados para um Mestrado Profissional com foco no ensino.

Além disso, os pesquisadores do PPGCIMES alertaram os discentes sobre alguns aspectos que devem ser criteriosamente avaliados ao propor e desenvolver um processo ou produto educacional. É necessário pensar nos objetivos de aprendizagem e finalidades da proposta, a quem se destina o material produzido, em quais condições será aplicado e que tipo de recursos serão necessários.

Os discentes refletiram sobre o planejamento, desenvolvimento e validação de seus projetos.

O processo de planejar, desenvolver e aplicar métodos, técnicas e produtos voltados para a solução de problemas específicos em contextos de aprendizagem é denominado de design instrucional. Esse processo envolve um conjunto de atividades que vão desde a identificação de um problema até a avaliação da solução que é proposta para esse problema.

Na oficina, foi enfatizada a importância da verificação, testagem e validação dos produtos e processos elaborados. Não existem critérios únicos de validação, pois os critérios variam conforme a finalidade de cada proposta, entretanto, é necessário pensar se o que foi planejado inicialmente foi de fato realizado, se é acessível e replicável, se atende aos propósitos desejados e às expectativas de quem vai usufruir. A validação pode envolver, ainda, aspectos qualitativos e quantitativos, como a aplicação de questionários.

Ao final da programação, os participantes realizaram uma dinâmica que consistiu na escolha e análise de um produto ou processo educacional já produzido. A proposta era de que os discentes avaliassem o material com uma matriz de validação, a partir do que foi discutido durante a oficina.

 

Sobre o PROFCIAMB e o diálogo entre os Programas

O PROFCIAMB foi aprovado em novembro de 2015, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA). Sua proposta é trabalhar a temática ambiental, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável associada a diferentes ferramentas didático-pedagógicas voltadas ao sistema de ensino básico. O objetivo do PROFCIAMB é possibilitar a formação continuada de professores da educação básica e de profissionais que atuem em espaços não-formais e/ou não escolares, além de profissionais envolvidos com divulgação e comunicação das ciências.

Tanto o PPGCIMES quanto o PROFCIAMB estão em sua primeira turma de Mestrado Profissional.

Neste sentido, o foco dos projetos do Programa são os processos educativos e a produção de estratégias metodológicas que utilizem diferentes recursos didáticos pedagógicos.

O diálogo entre os Programas de Pós-Graduação é visto de forma enriquecedora pela Vice-Coordenadora do PPGCIMES, Prof. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici.  “O PPGCIMES e o PROFCIAMB são programas novos, que estão em sua primeira turma, então trabalhar em conjunto, unir e compartilhar competências, só trará bons frutos para os trabalhos de ambas as equipes”, destacou.