Para iniciar a agenda de programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT) no Pará, que ocorrerá no período de 23 a 29 de outubro deste ano, foi realizada hoje, dia 11 de outubro, às 9h20, na sala 401 do prédio Mirante do Rio na Universidade Federal do Pará (UFPA), a palestra “Garrafa de Klein com Arte?”, ministrada pelo Prof. Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

A palestra integra as atividades previstas no projeto “Da Rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, aprovado na Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017 e coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz, docente vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA.

A UFOPA é uma das instituições parceiras dos projetos da UFPA na SNCT 2017

O evento reuniu cerca de 40 participantes, entre alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática e outros cursos de graduação da UFPA. Durante a palestra, o Prof. Dr. Hugo Diniz, que atua como docente no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UFOPA apresentou conceitos e definições sobre a garrafa de Klein – que pode ser considerada uma superfície ou objeto matemático não orientável, compacto e conexo –, trazendo reflexões sobre a importância de utilizar a dinâmica e a ludicidade no ensino da matemática, sobretudo para alunos da educação básica.

Alunos e professores puderam discutir aspectos da Matemática a partir do exemplo da garrafa de Klein

Foram levantados questionamentos como: “há beleza na matemática? ”, “quais relações existem entre matemática e arte? ”, “é possível ensinar sobre a beleza artística? E sobre a beleza da matemática? ”. Na ocasião, alunos e professores debateram sobre a temática.

Para o aluno Vinicius de Lima dos Santos, do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática, é preciso iniciar uma mudança no ensino. “É necessário que haja dinamicidade. Incentivar a curiosidade nas crianças e jovens é um desafio a ser superado por nós, futuros profissionais. A palestra foi interessante para nos fazer enxergar que precisamos repensar a forma como ensinaremos em sala de aula”, afirmou.

Um dos objetivos da programação da SNCT será discutir formas de melhoras os resultados da educação básica no ensino de Matemática

O Prof. Dr. Marcos Diniz, explica que um dos objetivos do projeto aprovado na Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017 é iniciar um movimento para melhorar os índices e resultados obtidos no ensino da matemática na educação básica. “Foi muito bom ter a oportunidade de receber o professor Hugo Diniz parar abrir essa discussão importante, tanto para os professores que já atuam nas escolas, como para os alunos que estão iniciando o processo de formação. Recentemente, o Brasil recebeu a Medalha Fields, o prêmio mais importante da matemática, mas em contrapartida, possui índices preocupantes no ensino. Precisamos trabalhar e investir em ações para reverter esse quadro”, destacou.

Semana que vem tem mais!

Para continuar as atividades, na próxima quinta-feira, dia 19, será realizada uma nova palestra, com o tema “Matemática no Cotidiano”, ministrada pelo Prof. Dr. Márcio Nascimento, que também integra o corpo do docente do ICEN e do PPGCIMES. O evento está previsto para iniciar às 10h, no auditório do ICEN.