Será realizada no dia 7 de dezembro, às 9h, a palestra “Sobre Planos, Linhas e Ângulos da Paisagem: o universo onírico da Matemática na Arte”, com o Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo, no auditório da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da UFPA. A palestra integra as atividades da disciplina “Matemática e Arte”, ministrada pela Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES).

Na palestra, o professor discutirá temas e conceitos que aproximam a Matemática e a Arte ao longo da história, como a criatividade, o padrão de beleza, a universalidade como análise, a simetria como posição, o dinamismo como movimento, além de planos, linhas, retas, curvas, ângulos, entre outros.

Para isso, serão abordados exemplos de produções artísticas encontradas em coleções paraenses. Um panorama da produção de arte na Amazônia que vai de Giovanni Righini a Theodoro Braga, Carlos de Azevedo a Arthur Frazão, Julieta de França a Antonieta Santos Feio, De Angelis a Emanuel Nassar.

Entre os temas a serem conversados, estão questões acerca da dimensão estética da matemática, vínculos entre a ciência cognitiva contemporânea, teorias da percepção visual e da história da arte e a tradição de descrição como cultura visual, em diálogo com autores como o matemático Godfrey Harold Hardy e os historiadores da arte Michael Baxandall e Svetlana Alpers.

 

Sobre o ministrante

O professor Aldrin Figueiredo é docente da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da UFPA. Entre as frentes de atuação do pesquisador, está a interface da história cultural com as artes, sendo coordenador do Grupo de Pesquisa em História Social da Arte, certificado pelo CNPq, e de projetos de pesquisa na área.

 

SERVIÇO:

Palestra: Sobre Planos, Linhas e Ângulos da Paisagem: o universo onírico da Matemática na Arte, com o Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo (PPHIST-UFPA)

Evento: 7 de dezembro de 2017

Hora: 9h

Local: Auditório da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da UFPA