Qual a melhor forma de selecionar e envolver sujeitos em pesquisas científicas? Essa é uma das perguntas recorrentes no dia a dia de pesquisadores. Recrutar pessoas e conseguir que elas se comprometam com investigações científicas é sempre um desafio, seja qual for o procedimento adotado (questionários, entrevistas, grupos de discussão, observações, entre outros). Por conta disso, pesquisadores em diversas partes do mundo têm se dedicado a criar e experimentar metodologias criativas que potencializem o envolvimento dos participantes, de modo que eles se sintam motivados a colaborar com investigações. Entre os recursos utilizados nessa perspectiva, estão elementos de design de jogos, tais como cartas, dados, tabuleiros. Esses elementos atraem a atenção dos participantes e acabam facilitando – mais do que outros procedimentos formais – a participação dos sujeitos, ao possibilitar a realização de dinâmicas individuais e/ou em grupo nas quais o participante atue como agente ativo na construção dos resultados da investigação.

Esses e outros aspectos serão abordados pelo Prof. Dr. David Geerts, coordenador do Meaningful Interactions Lab (mintlab), da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), que proferirá a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), no próximo dia 07 de março (quarta-feira), às 10h30, no Auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, em Belém.

Na Aula, que tem como tema “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa”, o Prof. David Geerts tratará de processos de concepção e desenvolvimento de metodologias criativas baseadas em jogos. Para isso, apresentará resultados de projetos desenvolvidos no âmbito do  laboratório que coordena e dará exemplos de jogos já utilizados por usuários finais de tecnologia. A Aula será ministrada em inglês e haverá tradução simultânea para o português.

A Aula Inaugural é aberta ao público e integra a programação da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). Haverá transmissão ao vivo por meio do link www.aovivo.propesp.ufpa.br. Para mais informações sobre esta e outras atividades da Jornada de Cooperação Internacional UFPA, curta a página no Facebook através do endereço: fb.me/JornadaCooperacaoInternacionalUFPA.

Missão de trabalho na UFPA
O professor estará na UFPA de 07 a 10 de março de 2018 para Missão de Trabalho do projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via Edital 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), do qual é coordenador estrangeiro. O referido projeto é liderado pela Prof. Dra. Maria Ataide Malcher, docente do PPGCIMES e prevê a cooperação internacional entre grupos de pesquisa da UFPA, da KU Leuven e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição associada ao projeto.

Durante a agenda de trabalho em Belém, o professor também realizará Workshop sobre “O uso de métodos criativos em Interação Humano-Computador (IHC)”, voltado para alunos e professores do PPGCIMES, que ocorrerá no dia 08 de março (quinta-feira), de 9h às 13h, no Auditório do NITAE2. Nessa atividade, o professor abordará aspectos do uso de métodos criativos no domínio do IHC e desenvolverá exercícios práticos de modo que os participantes “coloquem as mãos na massa”. Para isso, os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo definirá um tópico e uma questão de pesquisa de interesse. Em seguida, uma categoria de método deverá será escolhida (exemplo: diário, brainstorm, ideação, avaliação...) e cada grupo desenvolverá seu próprio método criativo, o que permitirá que eles pesquisem o tópico escolhido e respondam a pergunta de investigação, a partir do uso, por exemplo de: diários baseado em cartas, extreme brainstorming, jogo de tabuleiro etc. Ao final, a proposta é que os participantes sejam capazes de selecionar um método criativo adequado as suas perguntas de pesquisa e saibam como desenvolver procedimentos metodológicos para suas próprias propostas de investigação.

Sobre o professor

Pesquisador líder e coordenador do Meaningful Interactions Lab (mintlab) da KU Leuven, laboratório também afiliado ao imec, principal instituto de pesquisa na região de Flanders, na Bélgica. O mintlab atua no desenvolvimento de pesquisas fundamentais e aplicadas no campo do IHC a partir da perspectiva das Ciências Sociais e Humanidades.

É mestre em Ciências da Comunicação pela KU Leuven e em Cultura e Comunicação pela Katholieke Universiteit Brussel (KU Brussel). Seu doutorado é pela Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven. Entre os interesses de pesquisa estão, principalmente, design centrado no usuário e televisão interativa, já tendo coordenado inúmeros projetos nessas temáticas, em nível local e internacional.

O pesquisador atua em parceria com grupo de pesquisa da UFPA desde 2014, institucionalizada em 2016 a partir do projeto de cooperação internacional que está em andamento, a partir de financiamento da CAPES.

SERVIÇO:
Evento: Aula Inaugural “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa” do PPGCIMES
Ministrante: Prof. Dr. David Geerts (mintlab – KU Leuven – Bélgica)
Dia: 07 de março de 2018 (quarta-feira)
Horário: 10h30
Local: Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), localizado no campus Profissional da UFPA em Belém
Transmissão ao vivo: www.aovivo.propesp.ufpa.br