1968, "o ano que não terminou", marcou definitivamente a história do Brasil e do mundo. Esse ano intenso, bastante movimentado e repleto de acontecimentos importantes ganha mais um capítulo na Universidade Federal do Pará. Nos dias 26, 27 e 28 de março, ocorre o “Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais”, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico da UFPA. O evento contará com mesas-redondas, oficinas e simpósios, que irão debater os diversos movimentos e acontecimentos de 1968 e seus reflexos 50 anos depois. O seminário é voltado para o público em geral que possua interesse no tema, e as inscrições já podem ser realizadas pelo site.

O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST), Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). O seminário se deve aos diversos acontecimentos que marcaram o ano de 1968 no Brasil: ano de assassinato do estudante paraense Edson Luiz, assim como da inauguração do Campus Universitário da UFPA do Guamá e das diversas ocupações universitárias, dos protestos e lutas contra a ditadura.

A programação vai abordar, em mesas-redondas, relatos de professores e profissionais de diversas instituições do País que vivenciaram o período ditatorial e participaram das manifestações ocorridas no referido ano de 1968.  Haverá também o lançamento do 1º documentário "1964: Imprensa, memória e História no Pará". Serão realizados, também, simpósios e oficinas que vão complementar as discussões levantadas durante o seminário. A programação detalhada está disponível no site do evento.

De acordo com a professora Edilza Fontes, organizadora do evento, o debate é importante para se reviver a história da Universidade: “Este é um debate sobre a história da nossa Instituição e as violações de direitos humanos que sofremos durante o período da ditadura, que é atualíssimo para o movimento estudantil de hoje, e, para isso, vamos apresentar fatos, memórias, documentos, coisas que muitas pessoas não sabem”, explica a professora.

Haverá certificação aos participantes.
Acesse aqui o site do evento.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA