O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) dá início oficial às atividades de seu terceiro ano de funcionamento com a Aula Inaugural “A Necessidade de Formarmos Novas Gerações de Resolvedores de Problemas”, a ser proferida no dia 14 de março de 2019, de 10h às 12h, no Auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, pelo conferencista convidado, professor Dr. Charles Andryê Galvão Madeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com transmissão ao vivo pela Internet, por meio do endereço www.aovivo.nitae.ufpa.br.

Diante dos desafios do ensino formal em uma nova realidade social, a Aula Inaugural abordará as diversas mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, que demandam dos profissionais um conjunto de habilidades que precisam ser levadas em conta pelo sistema educacional brasileiro. Serão apresentados alguns caminhos para tornar o modelo de ensino mais próximo das necessidades do mundo do trabalho, que, ao invés de buscar por profissionais repetidores de tarefas, está à procura de pessoas capazes de pensar na resolução de problemas complexos, fazendo uso da crítica, da criatividade, da tecnologia e dispondo de flexibilidade cognitiva para o trabalho com pares de maneira interdisciplinar.

11 à 15 de março 2

O conferencista, professor Charles Madeira, tem expertise nas áreas de jogos digitais e tecnologias educacionais. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e do Laboratório de Experimentação de Jogos Digitais e Realidade Virtual do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN.

Sua área de atuação é a Ciência da Computação, com ênfase nas temáticas de Jogos Sérios, Gamificação, Pensamento Computacional, Aprendizado de Máquina e Inovação e Empreendedorismo.

O professor possui doutorado e pós-doutorado em Informática pela Université Paris 6 (Pierre et Marie Curie), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduação em Ciência da Computação pela UFRN.

Agenda integrada de atividades

Além da Aula Inaugural, que é aberta ao público, o professor ainda ministrará uma oficina, também no dia 14 de março, de 15h às 18h, voltada especificamente aos discentes e docentes do PPGCIMES, com o objetivo de estimular a reflexão e a criatividade utilizando a abordagem do design thinking para a resolução de problemas. Tal programação faz parte de uma agenda integrada de atividades que serão ofertadas nos dias 14 e 15 de março, pelo PPGCIMES, como marco inicial do semestre letivo.
A agenda inclui a visita de dois pesquisadores internacionais. Um deles é o prof. Dr. David Geerts (KU Leuven, Bélgica), que estará pela segunda vez em Belém, por meio do projeto de pesquisa “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais” (PGCI-CAPES), coordenado por docente do PPGCIMES. A outra convidada é Vinoba Vinayagamoorthy, pesquisadora do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC de Londres, Inglaterra.
No dia 15, às 9h, Vinoba irá proferir uma conferência na Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, aberta ao público e com transmissão ao vivo pela internet, cujas informações podem ser conferidas na página da Jornada. Pela parte da tarde, no horário de 15h às 19h, os professores visitantes irão ofertar dois workshops, com vagas limitadas, que irão ocorrer no prédio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA.
Na próxima semana, dia 19 de março, os alunos da terceira turma do Programa ainda participarão da Recepção Discente 2019, um dia de atividades de boas-vindas ao PPGCIMES, a ocorrer no auditório “Enrique Campbell”, do Instituto de Geociências (IG) da UFPA, no horário de 10h às 13h e de 14h30 às 18h.

Sobre o terceiro ano de funcionamento do PPGCIMES
O ano de 2019 é bastante significativo para o PPGCIMES. Além de receber a sua terceira turma, o primeiro semestre do ano será marcado pelas defesas das dissertações e produtos educacionais da primeira turma de seu Mestrado Profissional em Ensino, bem como pelos Exames de Qualificação da segunda turma.
O objetivo do Programa é formar recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em diferentes áreas. A proposta do PPGCIMES é ser um dos agentes de alteração do cenário deficitário do ensino-aprendizagem no estado do Pará, dando continuidade ao propósito de capilarizar e solidificar o que já tem sido realizado para alcance da missão da UFPA, que é a de “produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”.
O Programa está vinculado ao Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), unidade recém-criada na Universidade, com o objetivo de promover estudos transdisciplinares voltados às tecnologias e metodologias da Informação e Comunicação orientadas a proposições de soluções inovadoras em Ensino, Pesquisa Aplicada e Extensão. A Aula Inaugural será a primeira de uma série de atividades a serem ofertadas pelo Programa e pelo Núcleo ainda neste início do semestre.

SERVIÇO:
Conferencista: Prof. Dr. Charles Madeira