Dois relatórios de qualificação foram defendidos nesta quinta-feira, dia 28 de março, no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), o primeiro às 9h, pela discente Andreza Jackson de Vasconcelos, orientada pela profa. Dra. Marianne Eliasquevici; e o segundo por Mayara de Oliveira Vieira, a partir das 9h30, sob orientação da profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz.

HQs para ensino-aprendizagem

O trabalho apresentado pela discente Andreza tem como título “HQ Hipermídia e Criatividade: uma proposta de estratégia didática para produção de HQs por discentes do Ensino Superior”. Nele, o produto educacional a ser desenvolvido na pesquisa é uma estratégia didática de produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Superior para coloca-los no centro do processo de ensino-aprendizagem e promover uma maneira de aprender, por meio da prática e estímulo à criatividade, os conteúdos previstos nas grades curriculares de seus cursos. Como produto consequente da proposta, será criada uma HQ hipermídia contendo as orientações sobre a estratégia.

A banca ocorreu no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e teve a avaliação do prof. Dr. Erasmo Borges de Souza Filho, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPA e do prof. Dr. Marcus de Souza Araújo, do PPGCIMES.

Promoção da acessibilidade

O trabalho da discente Mayara, com o título “Iniciativas Inovadoras para Promover a Acessibilidade”, possui como objetivo a investigação, disseminação e concepção de processos e/ou produtos inovadores que promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência no âmbito do ensino superior. Entre as proposições da discente, está a criação de “kits” com ferramentas digitais de acessibilidade e soluções para problemas de pessoas com deficiência desenvolvidas com auxílio de impressora 3D.

A banca de avaliação ocorreu na Sala de Reunião do NITAE² e foi composta, além da orientadora, pela profa. Dra. Andréa da Silva Miranda, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e pelo prof. Dr. Dionne Monteiro, do PPGCIMES.

Nesta sexta-feira, cinco relatórios serão apresentados. No dia 5 de abril, ocorrerá a defesa do último. Confira a agenda: http://www.ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/qualificacao/257-exames-de-qualificacao-turma-01-2018-ppgcimes-ufpa.