Encerrou na última sexta-feira, dia 5 de abril de 2019, o período dos Exames de Qualificação da Turma 01/2018 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A última apresentação foi da discente Ana Carolina Aleixo de Souza, orientanda do prof. Dr. Sandro Adalberto Colferai, com o relatório intitulado “Competências Socioemocionais: proposta de uma disciplina optativa para cursos de graduação da UFPA”, defendido às 9h30, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA.

A pesquisa possui como questão-foco entender como é possível favorecer a estudantes dos cursos de graduação da UFPA, o desenvolvimento das chamadas competências socioemocionais, de forma a contribuir com suas capacidades de lidar com os desafios da vida acadêmica. Para responder a essa questão, a proposta do projeto da discente é conceber e estruturar uma disciplina para o desenvolvimento das competências socioemocionais, utilizando-se das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, a ser ofertada em caráter optativo aos alunos da instituição. A banca avaliadora foi composta pelas docentes profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves e profa. Dra. Maria Ataide Malcher, ambas do PPGCIMES.

Ao todo, 15 relatórios de qualificação foram apresentados no período que foi do dia 25 de março até 5 de abril de 2019. A maioria das bancas, 14, contou com a presença de avaliadores externos ao Programa, sejam eles da própria UFPA, oriundos de Programas como os de Educação (PPGED), Ensino de Biologia (PROFBIO), Ensino de Física (MNPEF), Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC), Ciência da Computação (PPGCC), Letras (PPGL) e da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec); ou de outras instituições locais, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Avaliadores de instituições de outros estados, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também fizeram parte de bancas. Além disso, uma docente da Universidade do Minho (UMINHO) de Portugal atuou como avaliadora de uma das bancas.

Agora é a vez das dissertações

Nesta segunda-feira, 8 de abril, foi o prazo final para entrega das primeiras dissertações do Programa, a serem defendidas pela turma 01/2017. Em breve, anunciaremos aqui no site a agenda completa de mais esse importante momento na trajetória do PPGCIMES.