Nesta quinta-feira, dia 18 de julho, o artigo científico Metodologia 7Cs: uma nova proposta de aprendizagem para a disciplina Algoritmos, produzido pelo discente Árllon Chaves Lima, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA, em conjunto com seus orientadores de mestrado, os professores Marcos Monteiro Diniz e Marianne Kogut Eliasquevici, recebeu a Menção Honrosa no XXVII Workshop de Educação em Computação (WEI 2019), programação integrante do XXXIX Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019), que foi realizado em Belém entre os dias 14 a 18 de julho.

O artigo, apresentado no evento, traz o andamento da pesquisa de mestrado atualmente desenvolvida pelo discente, que consiste no desenvolvimento de uma proposta de aprendizagem para a disciplina de Algoritmos ministrada para o bacharelado em Ciência da Computação da UFPA. A metodologia, intitulada de 7Cs, sistematiza as ações lógicas de Compreender, Conceber, Completar, Compatibilizar, Corrigir, Construir e Contribuir, com o objetivo de minimizar as dificuldades sentidas por alunos na compreensão de assuntos da referida disciplina e, assim, possibilitar a construção de conhecimentos de uma maneira significativa.

Os trabalhos submetidos no WEI 2019 foram avaliados por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa e julgados em termos de: originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação. Os quatro melhores trabalhos foram agraciados com certificado de premiação de Best Paper e Menção Honrosa.

Árllon compartilha que tal reconhecimento representa um grande marco em sua trajetória acadêmica: “Recebi a premiação como um incentivo para continuar acreditando na minha pesquisa, no potencial que ela tem. Hoje percebo que o meu produto pode alcançar muito mais pessoas e lugares do que um dia imaginei. O sentimento que tenho agora é de gratidão, primeiramente a Deus e depois ao PPGCIMES, pois sem o apoio do programa eu não teria chegado ao ponto de receber uma Menção Honrosa de um congresso tão prestigiado da minha área. Sempre sonhei em publicar artigo no CSBC”, conta.

Para a professora Marianne Eliasquevici, coorientadora do discente e também coordenadora do PPGCIMES, a premiação é um reflexo do investimento do Programa nos aluno: “Nós ficamos muito orgulhosos dos nossos alunos por todas as suas conquistas, mas, além disso, ficamos felizes por constatar que todo o investimento que temos feito no Programa, com os alunos, durante as disciplinas e eventos, tem trazido bons resultados. Acredito que essa Menção Honrosa é um reflexo de tudo que temos buscado investir no PPGCIMES”, afirmou.

WEI 2019

Nesta quinta-feira, dia 18 de julho, o artigo científico “Com o tema “Educação para a Responsabilidade Socioambiental”, o WEI 2019 reuniu professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados para debater temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação, constituindo-se como um importante fórum para compartilhamento de novas ideias sobre metodologias, práticas, currículos e outros elementos relacionados ao ensino-aprendizagem de Computação, em todos os níveis e modalidades de ensino. A programação contou com palestras, painéis, grupos de trabalho e apresentações de artigos.

Sobre o CSBC

Por sua vez, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado anualmente desde 1980, que tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil. O evento promove e incentiva a troca de experiências entre a comunidade científica, acadêmica e profissional da área da Computação, no âmbito nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos, base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.