No dia 25 de novembro de 2019 o Prof. Dr. Ricardo Scucuglia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) irá proferir a palestra intitulada "Experiências Matemáticas Estéticas" como parte das atividades de encerramento da disciplina Matemática e Arte do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA.

O evento é uma iniciativa da professora Cristina Vaz, docente responsável pela disciplina Matemática e Arte e líder do grupo de pesquisa CiTeAr - Ciência, Tecnologia e Arte, e tem como objetivos promover um diálogo interdisciplinar entre Matemática e Arte e criar um espaço de aprendizagem criativo e inovador para estimular reflexão, discussão e divulgação do potencial artístico da matemática.

A palestra objetiva fomentar uma interlocução entre o uso de tecnologias digitais e das artes no ensino-aprendizagem de matemáticas, além de apresentar episódios investigados em cenários pedagógicos que envolvem o pensamento computacional, uso do software GeoGebra, produção de vídeos digitais e produção musical em Educação Matemática.

O professor Ricardo Scucuglia possui pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutorado em Estudos da Educação pela University of Western Ontario (UWO) no Canadá, mestrado em Educação Matemática e graduação em Licenciatura Plena em Matemática, ambos pela UNESP. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Informática e Artes.

Sobre a disciplina

De natureza interdisciplinar, a disciplina Matemática e Arte é um espaço de aprendizagem criativo, lúdico e inovador para estimular a reflexão, a experimentação e a criação com objetivo de promover uma educação do olhar e a ampliação da visão de mundo dos participantes. A proposta é inspirada em tendências metodológicas inovadoras como a cultura Maker e metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e na importância da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.

Serviço:

Palestra Experiências Matemáticas Estéticas

Quando: 25 de novembro de 2019

Horário: 14h

Local: Auditório do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA

Texto e Arte: Organização do evento.