O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi convidado para co-criar a segunda edição do Coral, uma série de eventos híbridos (presenciais e on-line), organizados pelo Canto Coworking, e que ocorrerão ao longo do mês de setembro de 2021.

A segunda edição do Coral tem como tema Amazônia Criativa, que remete ao ambiente de criatividade, aplicada a realidades regionais amazônicas, e que guia a atuação não somente do PPGCIMES, como, também, do Canto Coworking. O lançamento será no dia 2 de setembro, às 18h30, com show e conversa com o músico Arthur da Silva. A programação completa de eventos, que inclui rodas de conversa, concertos musicais e um mercado de moda autoral, pode ser conferida nas redes sociais do Coral (@coral.do.canto) ou do próprio Canto Coworking (@canto.coworking), além do perfil da Representação Discente do PPGCIMEs (@ppgcimes.ufpa.discentes) As inscrições podem ser realizadas pelo site www.sympla.com.br/produtor/cantocoworking.

Rodas de conversa com o PPGCIMES – Ao todo, serão realizadas três rodas de conversa que contarão com a presença de discentes, professores(as) e egressos(as) do PPGCIMES, além de pesquisadores(as) parceiros(as) do NITAE².

No dia 8 de setembro, às 18h30, ocorrerá a roda de conversa “As Amazônias”, que reunirá a professora doutora Jane Beltrão, o criador de conteúdo digital José Neto e o discente de Direito e coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA, Tel Guajarara, os quais, a partir de seus diferentes ângulos de olhar, e mediação da professora doutora Fernanda Chocron, irão debater o ambiente de diversidade e pluralidade que constitui o cotidiano da região amazônica.

No dia 13 de setembro, será a vez da roda de conversa “Criar e colaborar na Amazônia: soluções para ensinar e aprender”, que reunirá egressos e egressas do PPGCIMES (Angela Alexandre, Fransuze Oliveira, Helena Rocha e Ivanilton Ferreira), com mediação da professora doutora Marianne Eliasquevici. A proposta é socializar experiencias criativas e os processos de co-criação e colaboração que têm baseado o desenvolvimento de processos e produtos educacionais no âmbito do Programa, todas com potencial de adoção em diversas realidades de ensino-aprendizagem formais e não-formais da Amazônia.

Já no dia 27 de setembro, ocorrerá a roda de conversa “Mulheres amazônidas: desafios e conquistas”, que contará com a participação de: Karina Martins, egressa do PPGCIMES, designer instrucional e multiplicadora no projeto “Ela Pode/Belém”; Putira Sacuena, indígena mulher da etnia Baré e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/IFCH) da UFPA; Camille Castelo Branco, também doutoranda em Antropologia pela UFPA e pesquisadora, há dez anos, de temas como violência, feminismos e mobilização social na Amazônia; além da mediação de Isabela Canto, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, diretora criativa e gestora de comunidade do Canto Coworking.

Parceria – Localizado no centro de Belém, o Canto Coworking é um espaço dinâmico de trabalho, que tem como objetivo unir a comunidade para criação e compartilhamento de ideias de impacto positivo. A proposta é que diferentes profissionais e organizações utilizem o mesmo ambiente para trabalhar nos mais diversos tipos de projetos, aproveitando das comodidades do espaço e da troca de experiências entre os membros da comunidade.

Nesse sentido, a iniciativa de organização conjunta do Coral marca o início de uma parceria entre o PPGCIMES e o Canto Coworking. A proposta é fomentar a aproximação entre a universidade e agentes da sociedade, além de oportunizar o diálogo entre sujeitos acadêmicos e profissionais interessados na troca e combinação de ideias, para conceberem soluções criativas e inovadoras voltadas as complexas realidades amazônicas. Esse contato é, também, uma das características desejáveis aos mestrados profissionais, como é o caso do PPGCIMES.