Em comemoração ao “Setembro Azul”, mês de visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, será realizada nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, às 16h, a live “Educação de Surdos em outras perspectivas”, que contará com transmissão ao vivo, na internet, pelo canal “Disciplinas Nitae” do YouTube. A organização é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPEE) do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), com apoio da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da UFPA.
O evento será acessível em LIBRAS, com emissão de certificado com carga horária de duas horas. No debate, estarão presentes a professora Ellen Formigosa, docente do curso de Letras – Libras e Língua Portuguesa da UFPA; e o pesquisador Alcides Simião, parceiro do GEPEE, que abordarão as conquistas e as lutas da comunidade surda. A mediação será feita por Ivanilton Ferreira, recém egresso do curso de Mestrado Profissional em Ensino do PPGCIMES, e por Alcione Silva, discente da Turma 2021 do Programa, ambos orientandos da profa. Dra. Arlete Gonçalves, que é coordenadora do GEPEE.
Sobre o Setembro Azul – O mês de setembro é marcado por datas comemorativas que imprimem a valorização, visibilidade e conscientização da importância da acessibilidade comunicacional, por meio da Língua de Sinais, para a comunidade surda. É um mês de reflexão e luta pelas conquistas sociais, educacionais e legais pelas/para as pessoas surdas. A cor azul simboliza as fitas azuis que eram amarradas em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais durante a Segunda Guerra Mundial, em pleno nazismo. É uma marca triste, mas, ao mesmo tempo, símbolo de resistência e de luta aos que sobreviveram ao Holocausto.
Fazem parte das celebrações do “Setembro Azul” o Dia Internacional das Línguas de Sinais, o Dia Nacional do Surdo e o Dia do Tradutor Intérprete.