O Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (Nitae²) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai ofertar a disciplina “Tecnologias Assistivas para Deficiências Sensoriais”, destinada a estudantes de graduação no contexto da flexibilização curricular. A disciplina vai ser ministrada de forma remota. As matrículas estão abertas, via SIGAA, até 8 de outubro. São ofertadas 56 vagas.

Com carga horária de 60 horas, a disciplina será ministrada no Período Letivo 3, com início em 19 de outubro de 2021 e término em 8 de fevereiro de 2022. Sempre às terças-feiras, no horário das 8h20 às 12h, haverá encontros síncronos e/ou atividades assíncronas, por meio das Plataformas Moodle, Google Meet e YouTube.

Podem se matricular estudantes de todos os campi da UFPA e de qualquer curso de graduação. O código da disciplina no SIGAA é NITAE007. Posteriormente, os estudantes poderão solicitar às suas faculdades a inclusão da disciplina como atividade complementar nos históricos.

Tecnologias assistivas -  As tecnologias assistivas são desenvolvidas para a inclusão de pessoas com deficiência em diversos espaços, os quais abrangem também a Educação e a Comunicação. A proposta da disciplina é trabalhar os aspectos conceituais, técnicos, legais e socioculturais que envolvem a acessibilidade de pessoas com deficiências sensoriais, como pessoas surdas, com deficiência auditiva, cegas e com baixa visão. Serão tratadas as tecnologias assistivas e as atividades de inclusão voltadas especificamente para esses públicos. O objetivo é envolver estudantes com deficiência na discussão e proposição de soluções em tecnologias assistivas.

Para isso, o programa da disciplina será constituído de quatro módulos: I - Inclusão e Acessibilidade; II - Tecnologias Assistivas (TA) voltadas à acessibilidade comunicacional; III - Proposição de Soluções de Tecnologias Assistivas e IV- Concepção e avaliação das soluções propostas. Com caráter teórico e prático, os temas centrais serão trabalhados na forma de lives, abertas ao público por meio do Canal NITAE Disciplinas no YouTube, que subsidiarão as dinâmicas “mão na massa”, em que os estudantes trabalharão em grupos para conceber, propor, desenvolver e apresentar, ao final da disciplina, uma tecnologia assistiva para acessibilidade comunicacional.

Desenhada com base em metodologias ativas, a disciplina busca sensibilizar estudantes de diferentes áreas para a importância da inclusão, assim como estimulá-los a perceber, na prática, como podem encontrar soluções para efetivá-la no cotidiano.

Corpo docente - A disciplina será conduzida por um grupo de quatro professoras: Arlete Marinho Gonçalves, pedagoga, docente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA e atual coordenadora de Acessibilidade da Saest/UFPA; Flávia Affonso Mayer, jornalista e relações públicas, professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba; Marianne Kogut Eliasquevici, cientista da Computação, professora titular do Instituto de Ciências Exatas e Naturais e do PPGCIMES-Nitae²; e Suzana Cunha Lopes, jornalista, docente do PPGCIMES-Nitae².

Flexibilização curricular - A oferta das disciplinas do Nitae2 insere-se no contexto de flexibilização curricular na UFPA, regulamentada institucionalmente pela Resolução n. 5.107, de 26 de outubro de 2018, a qual permite aos cursos de graduação disponibilizar parte de suas cargas horárias para que os discentes participem de atividades de formação que não estejam, necessariamente, dentro do currículo de seus cursos. Em 2020, neste mesmo formato, foi ofertada a disciplina “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades.

Sobre o Núcleo - O Nitae2 foi criado em 2017, originado da então Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da UFPA. O Núcleo promove estudos transdisciplinares voltados às tecnologias e metodologias da Informação e Comunicação orientadas a soluções inovadoras em Ensino, Pesquisa Aplicada e Extensão. Na pós-graduação, o Nitae2 oferta, por meio do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES-UFPA), o Mestrado Profissional em Ensino. Na graduação, o Nitae2  trabalha, por meio de diversas atividades de pesquisa e de ensino, a exemplo do Projeto Newton, que atende a mais de mil alunos por semestre, principalmente das Graduações em Engenharia, e por projetos aprovados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que envolvem amplo número de estudantes de graduação.  A oferta das disciplinas faz parte da missão essencialmente interdisciplinar dos Núcleos da UFPA e atende a uma demanda constante de ampliação de oportunidades de formação no âmbito da graduação na Instituição.

Serviço:

Disciplina: “NITAE007 - Tecnologias Assistivas para Deficiências Sensoriais”

Unidade responsável: Nitae²-UFPA.

Período: 19 de outubro de 2021 a 8 de fevereiro de 2022.

Vagas ofertadas: 56 vagas

Matrículas: de 3 a 8 de outubro de 2022, via SIGAA.

Acompanhe as atividades abertas da disciplina pelo Instagram @disciplinasnitae.ufpa.

Texto e arte: Divulgação Nitae