Nesta sexta-feira, 29 de abril de 2022, às 9h, ocorrerá a primeira Defesa de Dissertação e Produto/Processo Educacional do ano de 2022 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Será a vez de Ana Carolina Aleixo de Souza, orientada pela profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici, que apresentará o trabalho “Sentido do Ser: jogo das competências socioemocionais para universitários”. A defesa será aberta ao público, no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), e marca a retomada da realização de bancas presenciais no Programa.

Participarão da Comissão Examinadora do trabalho, a profa. Dra. Lilian Bacich, da Tríade Educacional – que estará em visita à Belém e participará presencialmente da defesa –, o prof. Dr. Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ambos examinadores externos ao Programa, e a profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda, como avaliadora interna do PPGCIMES.

Para o dia 26 de maio de 2022, também estão agendadas as primeiras Defesas de Dissertação e Produto/Processo Educacional dos(as) discentes da Turma 2020 do PPGCIMES. As primeiras alunas a defenderem seus trabalhos serão Claudiane Santana Silveira Amorim, orientada pela profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda, e Ana Paula Viana Dias Cruz, orientada pelo prof. Dr. Marcus de Souza Araújo

A primeira defesa está marcada para às 10h, no Auditório do NITAE2, e será da dissertação “GravidApp 2.0: aplicativo educacional para a prática da Enfermagem Obstétrica no Ensino Superior” e do produto educacional “GravidApp 2.0”, o primeiro aplicativo desenvolvido no âmbito do PPGCIMES a ser publicado na Play Store e acessível aqui. As avaliadoras serão as professoras da área da Enfermagem, a profa. Dra. Elizabeth Teixeira e a profa. Dra. Márcia Helena Machado Nascimento, além da profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici, examinadora interna.

Já a segunda defesa, ocorrerá às 15h do dia 26 de maio, será da dissertação “Tell me a story! Card Game: jogo de cartas digitais para o desenvolvimento da comunicação oral em Língua Inglesa no Ensino Superior” e do produto educacional “Tell me a story! Card Game”. A Comissão Examinadora contará com a participação da profa. Dra. Mônica Ferreira Mayrink O’Kuinghttons, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Além das defesas já agendadas, a expectativa é que mais quinze trabalhos finais sejam defendidos no PPGCIMES até agosto de 2022.