O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) publicou nesta terça-feira, 23 de maio de 2023, o Edital n. 01/2023 relativo ao Processo de Credenciamento Docente, disponível aqui

O objetivo do processo é selecionar professores(as) doutores(as) para atuarem como docentes permanentes ou colaboradores(as) nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa, considerando as demandas do Curso de Mestrado Profissional em Ensino e do possível Curso de Doutorado Profissional em Ensino, conforme APCN que se encontra em avaliação pela CAPES.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até as 23h59 do dia 26 de junho de 2023, mediante preenchimento e envio de todas as documentações indicadas no Edital. Modelos e orientações sobre cada documento solicitado constam no edital e estão disponíveis nas suas versões editáveis na aba de Credenciamento Docente.

Para participar do processo, a Comissão recomenda a leitura completa do Edital que rege o certame, do Documento “Área 46 - Ensino” e do documento orientador de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) da CAPES, especialmente no que se refere ao corpo docente, ao perfil dos programas e à avaliação da CAPES, ambos disponíveis no link: https://bit.ly/3il44KL

 

Sobre o Programa – Implantado em maio de 2017, o PPGCIMES possui uma única Área de Concentração intitulada “Metodologias de Ensino-Aprendizagem”, na qual se busca formar recursos humanos aptos para conceber, desenvolver, testar e avaliar processos e produtos, explorando de forma criativa e inovadora diferentes recursos comunicacionais, educacionais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o propósito de fornecer soluções metodológicas factíveis para o ensino-aprendizagem na educação superior.

Na última Avaliação Quadrienal da CAPES, o Programa recebeu a nota 4 e a recomendação para proposição de um Curso de Doutorado Profissional em Ensino. Assim, em dezembro de 2022, os docentes do Programa fizeram o preenchimento do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) e enviaram uma proposta à CAPES, que se encontra em avaliação. 

Caso aprovada, o PPGCIMES iniciará uma fase de transição e ampliação, visando formar recursos humanos qualificados para desenvolver práticas investigativas aplicadas na área de Ensino, sendo capazes de identificar necessidades educacionais em contextos formais e não formais de nível superior, de articular reflexões teórico-práticas e de conceber, avaliar e a implementar produtos, processos e metodologias criativas e inovadoras que favoreçam melhorias do Ensino Superior da Região Amazônica.