Realidade virtual, aplicativos, vídeos de bolso, webséries, entre outros produtos aplicados ao ensino de disciplinas como Matemática, Libras, Neurociência, Biologia e Línguas Estrangeiras. Esses foram alguns dos temas trabalhados nos onze relatórios defendidos nestas terceira e quarta semanas de Exames de Qualificação da primeira turma do PPGCIMES-UFPA. Dez apresentações ocorreram no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e uma ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Bragança.

Os Exames de Qualificação da primeira turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA continuam. Na última semana, mais quatro trabalhos foram apresentados, todos no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), com examinadores internos e externos. Entre os produtos e metodologias propostos nos projetos, estiveram ambientes virtuais e plataformas digitais aplicados em diferentes contextos de ensino-aprendizagem, como a educação a distância, a formação de pedagogos e o desenvolvimento de competências de servidores em instituição de ensino.

Discutir os desdobramentos e encaminhamentos do projeto de desenvolvimento de padrão de site para os Programas de Pós-Graduação da UFPA foi o objetivo do Fórum de Pós-Graduação que ocorreu na tarde da última quinta-feira, dia 4 de maio de 2018, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos - SEGE. Na ocasião, foi apresentado o histórico do projeto desde seu início em 2015, bem como suas etapas de desenvolvimento, o panorama atual e os próximos passos. A apresentação foi conduzida pela Profa. Dra. Maria Ataide Malcher, do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão - NITAE².