Com o tema “Criatividade na Educação Superior: importância, desafios e estratégias de promoção”, foi realizada na sexta-feira, dia 5 de maio, a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), dando início às atividades acadêmicas da primeira turma do Programa. O evento ocorreu a partir das 9h, no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) e contou com a participação de professores, alunos e colaboradores do Programa, assim como de representantes da administração da Universidade.

A Aula iniciou com a fala de abertura proferida pelo coordenador do Programa, Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso. Na fala, o professor destacou a importância e emoção do momento, ressaltando que a criação do Programa era fruto de um trabalho de décadas construído na UFPA, no qual tem destaque a história da educação a distância na universidade, que começou com muitas dificuldades e alcançou um crescimento exponencial. O professor comparou essa história ao chamado “efeito borboleta”, presente na teoria do caos: “Nesse fenômeno, é dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um furacão em outra parte do mundo. A criação da educação a distância foi um par de pequenas asas que transformaram a educação superior em nossa Universidade”, disse o professor.

Em seguida, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP-UFPA), Prof. Dr. Rômulo Simões Angélica, representando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, apresentou o cenário da pós-graduação na Universidade, destacando a adesão ao modelo de Mestrado Profissional.  Atualmente, a UFPA possui 86 Programas de Pós-Graduação e cerca de 120 cursos stricto sensu, dos quais 15 são de Mestrados Profissionais. Também se discutiu a internacionalização do estudo superior no país.

O restante da programação foi conduzido pela professora Eunice Maria Lima Soriano de Alencar, mestre e doutora em Psicologia, pela Purdue University, Estados Unidos e professora da Universidade de Brasília (UnB), onde desenvolve estudos sobre criatividade, ensino superior, altas habilidades e superdotados.

Durante a fala a professora abordou assuntos de pesquisas desenvolvidas desde o início da sua carreira, como a importância de se cultivar a criatividade e inovação, bem como os desafios que a implantação dessas práticas na educação superior enfrenta e as estratégias possíveis para realizá-las.

De acordo com ela, criatividade e inovação são domínios muito próximos, estão intimamente relacionados e todos os indivíduos possuem capacidade para desenvolver tais habilidades.  Neste contexto, as instituições de ensino assumem um papel fundamental: atuar de forma a incentivar e promover a criatividade nos alunos. “Percebemos que, desde a educação básica, as escolas ensinam os alunos a responder, mas não a questionar. Há dificuldades de romper as práticas do ensino tradicional”, explicou.

Outros desafios encontrados são a falta de entusiasmo pela atividade docente e insegurança para testar novas práticas de ensino. Os alunos também mantêm bloqueios que os prejudicam, como o medo de errar e de arriscar. Para driblar as dificuldades, as instituições precisam diversificar estratégias de ensino, encorajar e estimular os alunos.

Ao final do evento, livros de autoria da professora Eunice Maria Alencar foram sorteados entre os presentes.

Proposta e concepção do PPGCIMES

Formar mestres aptos para explorar, de forma criativa e inovadora, diferentes recursos educacionais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o propósito de fornecer soluções para o ensino-aprendizagem na educação superior. Esse é o objetivo do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), aprovado na 169ª Reunião do CTC-ES da CAPES.

O Programa oferta o curso de Mestrado Profissional em Ensino, possui uma Área de Concentração em “Metodologias de Ensino-Aprendizagem” e duas Linhas de Pesquisa: “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (INOVAMES), e “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (CIPPE).

Sua implantação nasce em um contexto de grandes desafios para o Brasil, especialmente, para a Região Amazônica, no que se refere à educação. Apesar dos avanços nas últimas décadas, o país ainda enfrenta sérios déficits de qualidade na formação básica e universitária. Em contraposição, os índices de acesso à informação e uso de recursos tecnológicos e midiáticos se ampliam exponencialmente. Assim, a proposta do PPGCIMES é exatamente contribuir para a reversão desse contraste, potencializando o uso das TICs para o ensino-aprendizagem no Ensino Superior.

Para a turma de 2017, foram ofertadas 24 vagas, sendo 12 para cada uma das duas Linhas de Pesquisa.