O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em maio deste ano. Para recepcionar os alunos da primeira turma, no dia 11 de maio foi realizada uma programação especial no auditório do prédio da Assessoria de Educação a Distância (AEDi/UFPA), com dinâmicas, apresentações, rodas de conversa e com a presença de todo o corpo docente. Os novos mestrandos também receberam orientações acadêmicas e informações sobre o funcionamento do Programa.

A preparação para a primeira atividade da programação iniciou ainda no ato da matrícula dos candidatos aprovados e classificados. Todos receberam um e-mail, enviado pelo Programa, com instruções para uma Primeira Atividade. A proposta era que cada um gravasse, em áudio, um auto perfil, respondendo a questões como: o que te faz feliz? O que mais gosta em si? Filme marcante; Música marcante; Cor preferida; O que espera do mestrado? No entanto, não era permitido se identificar ou fornecer qualquer dica. O arquivo deveria ser gravado em formato MP3 e enviado por e-mail ao Programa, acompanhado de uma imagem com a qual o aluno se identificasse. Os docentes e colaboradores do PPGCIMES também participaram.

Para receber os alunos, o auditório da AEDi foi reconfigurado. Houve a exibição dos vídeos e músicas indicados pelos participantes, além de esteiras, cadeiras e almofadas que ajudaram a ambientar o espaço. O objetivo era propiciar um ambiente acolhedor e confortável.

O auditório do prédio da AEDi foi reconfigurado para receber a primeira turma do PPGCIMES.

A dinâmica da manhã foi conduzida pela Vice Coordenadora do PPGCIMES, professora Marianne Eliasquevici, que também deu as boas-vindas aos mestrandos. Os áudios enviados foram linkados a QR Codes espalhados pela sala e a atividade consistiu em cada participante escolher um dos QR Codes e acessar o áudio disponível, por meio do seu smartphone. Os participantes deveriam ouvir o material utilizando fones de ouvido e, posteriormente, descrever e indicar quem achavam que era a pessoa que se apresentou pelo áudio e pela imagem inserida no verso do código impresso.

Os participantes tinham no máximo 10 minutos para caminhar pela sala, escolher um código, baixar e ouvir os áudios.

Para encerrar as atividades da manhã, foram apresentados os orientadores de cada aluno. A turma conheceu o currículo dos professores, bem como suas linhas de pesquisa, projetos e áreas de atuação. Na ocasião, houve rodas de conversa e a primeira reunião entre orientadores e orientandos.

Um dos momentos mais esperados pelos alunos foi a apresentação dos seus respectivos orientadores. Todos puderam se familiarizar com os professores que os acompanharão ao longo do curso.

No segundo momento da programação, pela parte da tarde, foram repassadas informações sobre o funcionamento dos programas de pós-graduação na Universidade e no Brasil. Para compartilhar as informações de maneira mais lúdica, foi realizada a dinâmica “Show do Milhão” de perguntas e respostas. Na dinâmica, os alunos precisaram responder dez perguntas, cada uma valendo prêmios em moedas de chocolate. O aluno que soubesse a resposta de uma determinada pergunta deveria tocar o sino no meio da sala. Se acertasse, ganharia as moedas. Caso errasse, outro aluno poderia tentar novamente. A atividade foi conduzida pela professora do PPGCIMES, Maria Ataide Malcher.

A primeira turma do PPGCIMES é formada por 24 alunos matriculados.

Por fim, foram apresentadas aos alunos informações específicas sobre o PPGCIMES, como corpo docente, atuais coordenadores; área de concentração e linhas de pesquisa; disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas; metodologias; programação do semestre letivo; infraestrutura do Programa, entre outras. Ao final, os alunos puderam esclarecer dúvidas e expor suas expectativas. As aulas iniciaram na semana seguinte.

Primeira turma do PPGCIMES

Para a primeira turma, foram ofertadas 24 vagas, sendo 12 para cada uma das duas Linhas de Pesquisa. Participaram do Processo Seletivo, candidatos das seguintes localidades: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Conceição do Araguaia, Macapá, Paragominas, Salinas, São Domingos do Capim, Soure, Terra Alta, Tomé-Açu e Tucuruí. Ao todo, 110 candidatos foram inscritos e homologados. Destes, 30 foram classificados e 24 foram aprovados e matriculados.