Tatiana Klix, chefe de edição do Porvir apresentou o trabalho, o direcionamento e pesquisas do portal.

Na terça-feira, 8 de agosto, a primeira turma do PPGCIMES recebeu, para um bate-papo online, a jornalista Tatiana Klix, editora-chefe do portal PORVIR, uma plataforma digital que utiliza a comunicação para mapear e divulgar ações inovadoras de educação realizadas no Brasil e no mundo. O objetivo do portal é estimular professores, gestores, escolas e entidades ao planejamento e compartilhamento de estratégias educacionais capazes de melhorar a qualidade do ensino no país. Conheça mais sobre o Porvir clicando aqui.

A conversa ocorreu via streaming no auditório da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, durante a disciplina Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem, conduzida pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Freitas.

Inicialmente, Tatiana apresentou o trabalho, a atuação, pesquisas e os projetos do portal, que é alimentado com matérias jornalísticas, vídeos e outros recursos produzidos por cinco profissionais de Comunicação, para também dar subsídios formativos aos profissionais da Educação que queiram inovar em suas rotinas pedagógicas.

Antenas - Essa produção é feita a partir do rastreamento de práticas, métodos e técnicas de ensino diferenciadas realizadas no Brasil e em outros países. Para gerar esse mapeamento, o PORVIR conta com o auxílio voluntário de “antenas” espalhadas nas regiões brasileiras.

O que Tatiana chama de antenas são as pessoas engajadas em propostas de uma educação inovadora, criativa e de qualidade, que compartilham com o portal experiências educacionais de sucesso registradas nos estados. Ela salientou que a troca com o Pará precisa ser ampliada e fez um convite aos estudantes e professores do PPGCIMES para que se tornem as antenas que estão faltando em Belém e na região Norte como um todo.

Um dos trabalhos com antenas resultou em uma pesquisa em parceria com o Instituto Innovare, que ouviu 132 mil jovens de 13 a 21 anos em todo o Brasil sobre o que pensam da escola e como gostariam que fossem. A proposta da pesquisa também era a de estimular a reflexão sobre as experiências de aprendizagem e sobre a educação ideal. A região Norte teve o menor índice de participação juvenil na resposta aos questionários de pesquisa, o que reforça a necessidade de mobilização de grupos de pessoas para atuarem no compartilhamento de informações.

Parcerias - Durante o bate-papo, a jornalista ressaltou a importância de parcerias para a disseminação destes tipos de novidades educativas, até mesmo para incentivar a promoção de políticas públicas que contemplem a educação. Entre os parceiros, Tatiana destacou o trabalho realizado em conjunto com o Canal Futura, Instituto Península, Fundação Lemann e Instituto Innovare, que atuam em diferentes projetos, como o Transformar, um grande evento sobre inovação em educação no Brasil. Há também a colaboração com a grande mídia, a partir da sugestão de conteúdos e consultoria especializada em comunicação e educação.

Tendências - Um dos pontos mais importantes levantados pela convidada foram as tendências atuais em educação observadas pelo Porvir em suas pesquisas e experiências. Respondendo a perguntas dos discentes do PPGCIMES, Tatiana Klix afirmou que a educação caminha no sentido da aprendizagem personalizada, que considera a cultura, os aspectos sociais, o tempo, as competências, afinidades, o uso de tecnologias e os modos pessoais de aprendizado de cada estudante.

Além desta, destacou como uma tendência o envolvimento da escola com a comunidade, que é campo para a construção de conhecimentos.

Texto: Mayara Maciel – Mestranda do PPGCIMES