Nesta quinta-feira, dia 3 de maio de 2018, foi dado início a uma importante etapa, não só na trajetória dos discentes, mas para todo o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Até o dia 21 de maio, os alunos da primeira turma do Programa passarão pelos Exames de Qualificação, nos quais terão a oportunidade de apresentar o atual estágio de desenvolvimento de suas pesquisas e receber as contribuições da banca para prosseguir e aperfeiçoar o trabalho.

A primeira qualificação

Com o título “Um Framework Gamificado para a Disciplina Algoritmos ou Equivalente”, o primeiro relatório de qualificação avaliado no Programa foi o do mestrando José Augusto de Sena Quaresma, a partir das 16h desta quinta-feira, no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²). Estiveram presentes na banca a orientadora do trabalho, Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici, também atual coordenadora do PPGCIMES-UFPA, o coorientador Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (PPGCC/UFPA), e as avaliadoras Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota (FACOMP/UFPA) e Profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas (PPGCIMES/UFPA).

O mestrando José Augusto de Sena Quaresma apresentou como seu projeto pode contribuir para o envolvimento dos alunos na disciplina de Algoritmos.

O trabalho traz como proposta a adoção de elementos de games para a disciplina de Algoritmos, uma cadeira introdutória nos cursos de graduação da Faculdade de Computação da UFPA e fundamental para o profissional de tecnologia da informação. Entretanto, algoritmo também é um assunto em que os alunos apresentam grandes dificuldades, levando a altos números de reprovação e até evasão nos cursos. O objetivo do framework gamificado é trabalhar a motivação e engajamento dos alunos na disciplina por meio da utilização de recursos típicos de games, como sistema de pontos e classificação, avatares e aspectos de superação aplicados à dinâmica do plano de aula.

A Profa. Dra. Marianne Eliasquevici destaca que este momento inicia uma nova etapa para o Programa.

A professora Marianne Eliasquevici ressalta a importância deste momento para o Programa: “É muito gratificante começar a ver que o nosso trabalho junto com os alunos está rendendo frutos. São os primeiros desenhos dos primeiros produtos do PPGCIMES. Se antes isso tudo era um sonho, hoje ele começa a se materializar. Daqui há um ano, quando tivermos as defesas e vermos esses produtos na rua, será muito significativo, porque são projetos que tomam vida, transformam realidades, em diferentes escalas”.

A banca frisou a importância de se colocar no lugar dos alunos.

A professora relembra a trajetória de seu orientando, que também foi seu aluno na graduação em Sistemas de Informação: “Apesar de ele não ter a experiência de docência, ele tem a de aluno. E foi a partir disso que pensamos o que ele, com essa experiência, poderia fazer para melhorar o aprendizado das pessoas do seu curso e áreas afins”, conta a docente. Ela destaca, ainda, a colaboração do professor Sandro Bezerra na coorientação do trabalho, que tem sido essencial para o desenvolvimento da pesquisa ao trazer contribuições para a abordagem da gamificação presente na proposta.

A comunidade acadêmica do PPGCIMES prestigiou a defesa do Exame de Qualificação

Período de qualificações

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), com Área de Concentração em “Metodologias de Ensino-Aprendizagem”, possui o objetivo de formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa aplicada em Ensino. Nesse sentido, até o dia 21 de maio, serão apresentados mais 15 relatórios de qualificação das pesquisas dos discentes da primeira turma do Programa, trazendo as propostas dos produtos e metodologias que estão sendo desenvolvidos. Todas as bancas são abertas ao público e contam com a presença de avaliadores internos e também externos, de diversas áreas e Programas de origem.

Para conferir a agenda completa, acesse http://ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/qualificacao e acompanhe as novidades no site.