Discutir os desdobramentos e encaminhamentos do projeto de desenvolvimento de padrão de site para os Programas de Pós-Graduação da UFPA foi o objetivo do Fórum de Pós-Graduação que ocorreu na tarde da última quinta-feira, dia 4 de maio de 2018, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos - SEGE. Na ocasião, foi apresentado o histórico do projeto desde seu início em 2015, bem como suas etapas de desenvolvimento, o panorama atual e os próximos passos. A apresentação foi conduzida pela Profa. Dra. Maria Ataide Malcher, do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão - NITAE².

O projeto dos sites dos PPGs é uma iniciativa idealizada na UFPA como uma estratégia não só de visibilidade da atuação dos Programas, mas também para internacionalização da Universidade.

Estiveram presentes, no Fórum, os coordenadores, técnicos e secretários dos programas de pós-graduação da Universidade, bem como o Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação, Prof. Dr. Rômulo Simões Angélica, e a Pró-Reitora de Relações Internacionais, Profa. Dra. Iracilda Sampaio. O momento foi de diálogo com os Programas para escutar suas experiências com a utilização dos novos sites, tirar dúvidas, receber sugestões e críticas, além de discutir sobre a situação dos que não aderiram ao projeto e pensar em estratégias para vencer os antigos e novos desafios.

Atualmente, há 89 Programas de Pós-Graduação em funcionamento na UFPA e, desse total, 79 fazem parte do projeto. Um de seus movimentos mais recentes foi a produção do conteúdo estático em português para os sites dos Programas, tendo em vista a Avaliação Quadrienal 2017 da CAPES. No final de 2016, a equipe do projeto produziu o conteúdo dos sites em português a partir de levantamentos em plataformas, repositórios e diretórios institucionais, e o enviou para revisão dos Programas participantes do projeto. Tal fluxo permitiu que, antes do final do prazo da Quadrienal, mais de 50 sites tivessem sua versão em português finalizada e publicada.

A próxima etapa do projeto é atualizar esses conteúdos em português e traduzi-los para inglês e espanhol, visando a internacionalização dos Programas. Para isso, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais - PROINTER estabeleceu um fluxo de tradução, com prioridade para os programas que possuem as maiores notas. De acordo com o Pró-Reitor Rômulo Angélica, a meta é que, até 2020, ano da próxima Quadrienal, todos os Programas estejam com seus sites finalizados e com conteúdo traduzido.

A PROPESP e a PROINTER são as instâncias da gestão da UFPA que coordenam o projeto.

“Destaco que esse projeto não teve custo financeiro nenhum para a Universidade, o trabalho todo tem sido feito por duas equipes, com a colaboração de alunos. Instituições externas geralmente têm um custo enorme com esse tipo de serviço”, destacou o Pró-Reitor.

Coordenadores expuseram suas experiências com os novos sites.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários - PPGBAIP, Prof. Dr. Adriano Penha Furtado, ressaltou o quão significativo foi para o Programa fazer parte do projeto. “Nosso programa recebeu uma ótima avaliação na última Quadrienal, o site foi elogiado e, com certeza, contribuiu para subirmos de conceito. A minha dica para os colegas coordenadores é: não tenham medo de experimentar. Participem do projeto, leiam o manual para a inserção de conteúdo e esclareçam suas dúvidas com a equipe”.

Sobre o projeto

O projeto de padronização dos sites foi idealizado pela PROPESP, pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão - NITAE² e pelo Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas, do Campus de Castanhal da UFPA.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver um padrão institucional de site para os PPGs stricto sensu da UFPA para atender aos critérios de avaliação das agências de fomento, sistematizar o fluxo de informações dos Programas para o público e vincular os domínios e identidade visual dos sites à PROPESP e à UFPA.

Antes da proposta do projeto, havia uma pluralidade de formatos das páginas dos programas, sendo algumas baseadas em templates de blogs e/ou páginas externas ao domínio institucional da UFPA. Além disso, em diagnóstico realizado pela equipe do projeto, foram identificadas formas diversas de organização das informações dos programas, nem sempre completas e/ou atualizadas.

As novas páginas contam com uma proposta padronizada de organização de conteúdo e uma identidade visual única. Os sites são registrados com domínio de acesso vinculado ao da PROPESP-UFPA e construídos por meio da plataforma Joomla!, versão 3.4.4, compatível com os padrões do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC. Os sites são trilíngues, em português, inglês e espanhol, e apresentam versões para acesso em diversos dispositivos, como tablets, smartphones etc. A plataforma utilizada para os sites é considerada de fácil manuseio e permite que os próprios PPGs realizem a inserção e atualização de conteúdo da maneira mais independente possível.