Os Exames de Qualificação da primeira turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA continuam. Na última semana, mais quatro trabalhos foram apresentados, todos no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), com examinadores internos e externos. Entre os produtos e metodologias propostos nos projetos, estiveram ambientes virtuais e plataformas digitais aplicados em diferentes contextos de ensino-aprendizagem, como a educação a distância, a formação de pedagogos e o desenvolvimento de competências de servidores em instituição de ensino.

A semana começou com a apresentação do relatório de qualificação do projeto “Diretrizes para uso de Instagram em Atividades de Ensino-Aprendizagem”, da mestranda Jéssica de Almeida Francês Vasconcelos, cuja defesa ocorreu às 15h da segunda-feira, dia 07 de maio. O projeto, orientado pelo Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, propõe o desenvolvimento de parâmetros metodológicos para a utilização da rede social Instagram com fins educacionais no ensino superior, visando o engajamento dos alunos em atividades de ensino-aprendizagem. A banca avaliadora foi composta pela Profa. Dra. Erika Oikawa (CESUPA) e pela Profa. Dra. Guaciara Barbosa de Freitas (PPGCIMES/UFPA).

A mestranda Jéssica Vasconcelos abordou as possibilidades educativas do Instagram.

Dando seguimento à programação, na terça-feira, dia 08 de maio, mais dois discentes apresentaram seus relatórios de qualificação. Pela manhã, às 9h30, Victor Daniel de Oliveira e Silva apresentou seu trabalho, intitulado “Trilha de Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências Gerenciais: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como instrumento do desenvolvimento de competências para os servidores ocupantes de cargos de gestão da UFRA”, orientado pelo Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Rodrigues e coorientado pela Profa. Dra. Maria Ataide Malcher (PPGCIMES/UFPA). O relatório, cujo foco é a formação dos servidores em atividades de gestão na UFRA, foi avaliado pelos convidados externos, Prof. Dr. Carlos André de Mattos (PPGGP/UFPA) e Prof. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha (PPEB/UFPA).

A formação dos servidores em atividades de gestão na UFRA é o centro do trabalho do mestrando Victor Oliveira.

Na tarde do mesmo dia, às 15h, foi apresentado o trabalho “Hipermídia: orientações para o uso de componentes curriculares à distância em cursos presenciais de graduação”, desenvolvido pela discente Suellainy Vieira da Cruz, sob orientação do Prof. Dr. Sandro Adalberto Colferai. A banca, composta pela Profa. Dra. Sheila Costa Vilhena Pinheiro (PROFBIO/UFPA) e pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES/UFPA), avaliou o trabalho, cujo objetivo é propor um produto educacional que proporcione convergência entre as modalidades presencial e a distância.

A mestranda Suellainy Cruz trabalhou a partir da inclusão da educação a distância nos currículos de cursos presenciais.

Para encerrar a semana, no dia 11 de maio, às 9h, o mestrando Marcelo Wilson Ferreira Pacheco apresentou seu relatório de qualificação de título “Diálogos Pedagógicos para Além da Escola: espaço virtual de discussão sobre a atuação do pedagogo na educação não-formal”, orientado pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES/UFPA). O trabalho busca criar um ambiente virtual no qual discentes do curso de Pedagogia da UFPA possam participar de diálogos, a fim de desenvolver melhor a formação do pedagogo para atuação na educação não-formal, prevista nas diretrizes curriculares do curso. Na banca, estiveram presentes o Prof. Dr. Orlando Nobre Bezerra de Souza (PPGCITI/UFPA) e o Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Rodrigues (PPGCIMES/UFPA).

O trabalho do mestrando Marcelo Pacheco envolve a atuação do pedagogo em ambientes não-formais de aprendizagem.

Nas próximas semanas, mais 11 discentes irão apresentar seus relatórios de qualificação. Todas as bancas serão abertas ao público. Para mais informações, acesse a agenda completa disponível no site do PPGCIMES.