A Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá, na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro, às 16h, o Prof. Dr. Yiannis Petropoulos, da Democritus University of Thrace (Grécia) e da Harvard University (EUA), para conferência com o tema “A atualidade dos estudos clássicos”, a ser realizada no auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). O evento é aberto ao público e contará com transmissão ao vivo pelo site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP).

A programação integra a agenda da Jornada de Cooperação Internacional UFPA, uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e da PROPESP, que visa fortalecer as relações de pesquisadores e grupos de pesquisa da instituição com parceiros do exterior.

Na conferência, que será ministrada em português, o professor abordará os estudos sobre a Grécia durante o Renascimento na Europa, bem como o papel dos gregos antigos na sociedade atual como “professores de ética ou problematizadores” e como “professores de estética”, especialmente no que concerne à Literatura, como no caso da poesia de K. P. Kaváfis. Para o conferencista, os estudos clássicos vêm se tornando globais graças à expansão da interação social, bem como ao aumento da intercomunicação e publicação, fenômenos que acontecem desde o século XV.

O professor também participará do I Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFPA, em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção, de 11 a 13 de dezembro, nos auditórios do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Instituto de Letras e Comunicação (ILC). O Colóquio tem como proposta observar a recepção dos Estudos Clássicos nas mais variadas áreas de pesquisas desenvolvidas na UFPA, como Filosofia, Letras, Teatro e Dança.

Sobre o conferencista

O Prof. Dr. Yiannis Petropoulos é professor de literatura grega antiga na Democritus University of Thrace (Grécia) e Diretor do Centro de Estudos Helênicos da Harvard University (EUA). Possui preferência de pesquisa pelas temáticas: poesia arcaica, poesia e desempenho “oral”, arqueologia do Mar Egeu, crítica grega e latina antigas da literatura e das artes visuais, etno-história brasileira primitiva, antropologia social e os clássicos, estilística e prosa grega antiga.

Serviço:

Conferência “A atualidade dos estudos clássicos”

Conferencista: Yiannis Petropoulos

Dia: 11/12/2018 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), Campus Profissional da UFPA em Belém.
Transmissão ao vivo pelo site da PROPESP.

Mais informações na página da Jornada de Cooperação Internacional no Facebook.